As autoridades holandesas encontraram um homem que tinha chegado ao país escondido no porão de um avião comercial. A aeronave aterrou no aeroporto de Amesterdão-Schiphol no passado domingo de manhã. O homem terá vindo de Joanesburgo, na África do Sul, o que significa que fez uma viagem de mais de 11 horas.

O indivíduo – cuja identidade não foi revelada mas, segundo as autoridades, terá entre 16 e 35 anos – foi descoberto por elementos da tripulação terrestre, que alertaram, de seguida, as autoridades. Ao chegar ao local, a polícia holandesa confirmou que o homem estava vivo, apesar de registar temperaturas corporais muito baixas.

Ficámos surpreendidos por encontrar este homem e ainda mais surpreendidos por ele estar vivo depois do avião ter percorrido 10 mil [quilómetros] em temperaturas muito, muito frias”, disse a porta-voz da Real Polícia Militar Holandesa, Joanne Helmonds, à CNN.

O passageiro clandestino foi transportado para um hospital na cidade de Amesterdão. Será depois transferido para o Centro de Pedidos de Asilo, onde será depois averiguado “se procura, de facto, asilo”.

O aeroporto de Amesterdão-Schiphol também confirmou à CNN que foi identificada uma pessoa escondida no porão de um avião de carga. Já a Cargolux, empresa luxemburguesa que operou a aeronave em causa, não quis comentar a situação até a investigação estar terminada.