O candidato do PSD pelo círculo de Braga às Legislativas, Firmino Marques, acompanhado pelo Presidente da Concelhia do PSD, João Granja, e por membros da Comissão Política visitou as instituições ligadas ao mundo do trabalho: as associações Empresariais e as Uniões distritais da UGT e da CGTP.

O dia começou com a visita à Associação Empresarial de Braga, com a delegação do PSD a ser recebida pela direção, nomeadamente pelo seu presidente Domingos Barbosa. Foram apresentadas as perspetivas desta associação relativamente à estratégia a implementar no distrito para potenciar o crescimento económico. Temas como o investimento, a coesão territorial, o apoio à eficiência energética, a gestão dos parques industriais, a capitalização das empresas, a redução dos custos de contexto e as migrações e a mobilidade foram alguns dos temas abordados.

Na visita à CGTP- União de Sindicatos de Braga- foram debatidos temas relacionados com o emprego, a negociação coletiva, a concertação social, o custo de vida, os baixos salários e a necessidade de regular as relações de trabalho face a um aumento da precariedade e da instabilidade profissional.

Na visita à UGT foram abordados os mesmos temas com um enfoque especial na questão da pós-pandemia e dos seus efeitos na economia, na organização do trabalho e dos trabalhadores, com especial incidência a proteção dos trabalhadores. A requalificação profissional, a robotização e a necessidade de revisão dos percursos de aprendizagem foram alguns dos desafios lançados por esta organização.

Na última visita do dia, debateu-se com a Associação Empresarial do Minho, representada pelo ser presidente, Ricardo Costa, a estratégia de crescimento das empresas e do Distrito, com uma ênfase especial na melhoria das acessibilidades, do alojamento, e do peso da carga fiscal nos salários e nas empresas. A revisão do PDM, a captação de talento e a urgência de investimento na área das infraestruturas através de fundos estruturais foram outros temas abordados.