O Boavista e o Sporting de Braga empataram hoje a um golo, em encontro da 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio do Bessa, no Porto.

Boavista e SC Braga empataram hoje 1-1, no 100.º embate entre os dois históricos clubes na I Liga de futebol, que evoluiu em intensidade e impediu os visitantes de reforçarem a distância para o quinto lugar.

Ricardo Horta, segundo melhor marcador do campeonato, com 15 golos, adiantou os arsenalistas, de grande penalidade, à passagem dos 37 minutos. Já na etapa complementar aos 53 minutos, Yusupha Njie restabeleceu a igualdade.

Um resultado que mantém os minhotos no quarto lugar, com 46 pontos, a oito do Benfica (menos um jogo disputado), já os axadrezados moram agora no 12.º posto, com 26 pontos, a seis da zona de despromoção.

Declarações de Carlos Carvalhal após o jogo Boavista-Sporting de Braga (1-1), da 25.ª jornada da I Liga de futebol, disputado hoje no Porto.

“Acho que fizemos uma primeira parte de elevado nível. Criámos oportunidades, marcámos e tivemos um domínio muito grande sobre o Boavista, que teve grande dificuldade para chegar perto da baliza do Matheus.

Acho que chegámos ao intervalo como justos vencedores e creio que confundimos um pouco a equipa do Boavista pelo posicionamento dos nossos jogadores. Na segunda parte, o Petit corrigiu aquilo que tinha de corrigir e estávamos à espera da reação do Boavista. A intenção era continuar a pressioná-lo para tentarmos fazer o segundo golo.

O que é certo é que o Boavista teve um mérito muito grande nessa pressão, mas, na realidade, consegue fazer um golo. De resto, houve alguma dificuldade em criar reais oportunidades. Nós também não as criámos e estávamos mais longe da baliza deles.

Com as primeiras substituições, creio que reequilibrámos o jogo. Com as alterações seguintes, fomos mais acutilantes e agressivos na frente. Temos duas situações, que se desdobram em quatro claríssimas oportunidades de golo. Incrivelmente, não marcámos.

No cômputo geral, foi um jogo muito disputado. Sem dúvida, é difícil jogar no Bessa, contra uma equipa boa e intensa. Creio que merecíamos mais deste jogo. Na minha opinião, merecíamos ganhar, mas vamos em frente e na quinta-feira temos um jogo importante [frente aos franceses do Mónaco, nos oitavos de final da Liga Europa].

Mudança de sistema tático? Fizemos o que tínhamos a fazer dentro da nossa forma de jogar. Mudámos um ou outro posicionamento para confundir o Boavista e ter mais bola. Acho que isso foi amplamente conseguido. Na segunda parte, atendendo à retificação posicional do Boavista, buscámos mais uma variação da nossa forma de jogar para tentarmos vencer, mas não conseguimos por manifesta infelicidade nessa ponta final.

Não temos essa intenção [de priorizar a Liga Europa]. A nossa intenção em cada jogo passa por respeitar a camisola do Sporting de Braga e jogar para vencer em todas as competições. Temos feito o melhor e o máximo em cada jogo. Face aos recursos e à densidade de jogos, acho que temos feito um trabalho bom. Não é excelente, mas é bom. O objetivo é alcançar o máximo de vitórias possíveis e no final faremos as contas”.

Declarações de Petit após o jogo Boavista-Sporting de Braga (1-1), da 25.ª jornada da I Liga de futebol, disputado hoje no Porto.

“Foi um jogo muito amarrado na primeira parte. Até ao lance do penálti, não havia oportunidades dos dois lados. Cometemos mais um erro a sofrer uma grande penalidade, tal como na semana passada [no triunfo sobre o Estoril Praia].

Tivemos de reagir e tentámos mudar para um ‘4-3-3’, mas não criámos muitas situações. Corrigimos ao intervalo, porque tínhamos trabalhado durante a semana sobre o espaço que poderia estar disponível nas costas do lado esquerdo do Sporting de Braga. Na primeira parte, nunca conseguimos esticar o jogo para abrirmos espaços entrelinhas.

Mudámos completamente na segunda parte, começámos a alternar entre profundidade e jogo interior e chegámos à igualdade. Depois, o Sporting de Braga teve mais duas ocasiões. O jogo ficou muito partido e com situações para os dois lados. A definição não foi a melhor da nossa parte. Foi um ponto. Não era o que queríamos, mas é mais um.

Constantes más entradas em jogo? É uma boa pergunta, porque também ando à procura de soluções. Temos entrado nos jogos a sofrer primeiro e a andar atrás do prejuízo. Cheguei ao Boavista em dezembro e vou vendo evolução nos jogadores, mas tenho de tentar ver porque não entrámos bem nos jogos e temos de sofrer para depois reagir.

Há situações em que cometemos alguns erros infantis, fruto da juventude de alguns jogadores. A quantidade de penáltis que temos sofrido por causa de bolas na mão está a penalizar-nos. Às vezes, temos de ser mais intensos para querer mandar logo desde o início, mantendo o respeito pelo opositor. Isso não está a acontecer e vamos analisar”.

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio do Bessa, no Porto.

Boavista – Sporting de Braga, 1-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Ricardo Horta, 37 minutos (grande penalidade).

1-1, Yusupha, 53.

Equipas:

– Boavista: Rafael Bracali, Reggie Cannon, Jackson Porozo, Rodrigo Abascal, Nathan, Javi García (Sebastián Pérez, 54), Gaius Makouta, Yanis Hamache, Gustavo Sauer, Yusupha (Kenji Gorré, 70) e Petar Musa.

(Suplentes: Alireza Beiranvand, Tiago Ilori, Kenji Gorré, Ilija Vukotic, Sebastián Pérez, Jeriel De Santis, Paul-Georges Ntep, Luís Santos e Fran Pereira).

Treinador: Petit.

– Sporting de Braga: Matheus, Paulo Oliveira (Diogo Leite, 88), David Carmo, Tormena, Fabiano (Yan Couto, 62), Castro (Iuri Medeiros, 62), Al Musrati, André Horta, Rodrigo Gomes (Francisco Moura, 69), Vítor Oliveira (Abel Ruiz, 69) e Ricardo Horta.

(Suplentes: Tiago Sá, Yan Couto, Diogo Leite, Abel Ruiz. Iuri Medeiros, Leonardo Buta, Eduardo Schürrle, Francisco Moura e Miguel Falé).

Treinador: Carlos Carvalhal.

Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Javi García (37), Rafael Bracali (45+1), Jackson Porozo (57), para o treinador do Boavista, Petit, (65, no banco), Yan Couto (71), Petar Musa (73), Gaius Makouta (84), Paulo Oliveira (86) e Al Musrati (90+6).

Assistência: 5.139 espetadores.

Veja aqui os melhores momentos da partida: