Presidente da Câmara, Ricardo Rio, assinala “passo muito importante” rumo à liquidação da entidade municipal.

A ata de dissolução da Sociedade Gestora de Equipamentos de Braga (SGEB) foi formalmente registada na conservatória de Gondomar, marcando um novo avanço no processo de extinção da empresa municipal.

O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, através das redes sociais, onde considerou o registo da ata como um “passo muito importante para a liquidação e internalização final” da SGEB.

O autarca não poupou críticas à criação da SGEB, classificando-a como “um dos maiores erros de gestão pública de que Portugal (e Braga) tem de guardar memória”.

A SGEB foi durante anos alvo de polémica pela sua gestão e impacto financeiro no município. A sua dissolução tem sido defendida pelo executivo liderado por Ricardo Rio como uma medida de racionalização administrativa e financeira.

Na mesma publicação, o presidente da autarquia deixou ainda um agradecimento ao antigo ministro das Finanças Fernando Medina (PS) pelo contributo dado ao processo de encerramento da sociedade.