Segundo o IPMA, em causa está a “passagem de superfícies frontais de atividade moderada a forte”, que vai trazer também vento forte.
chuva está de regresso esta semana a Portugal Continental, não devendo, contudo, ser ainda suficiente para reverter a situação de seca em que o país se encontra.
“Após um inverno de tempo seco, com valores de precipitação muito abaixo do normal, a semana de 7 a 13 de março será chuvosa em todo o território. As quantidades de precipitação semanais serão muito acima do normal, podendo duplicar ou triplicar o valor normal”, pode ler-se numa nota publicada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página oficial de Facebook.
O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu pouco nublado, apresentando períodos de mais nebulosidade no interior, onde poderão ocorrer aguaceiros fracos e dispersos.
A partir da tarde, o céu tornar-se-á gradualmente muito nublado do litoral para o interior, com ocorrência de períodos de chuva no final do dia, que deverá ser sob a forma de neve acima de 1000/1200 metros de altitude. Amanhã, nenhum distrito do continente deverá ser poupado à chuva.
Já na quarta-feira, a previsão de chuva reserva-se em especial ao litoral Norte e Centro, passando a aguaceiros fracos a partir da manhã. Nesse dia, há ainda, segundo o IPMA, possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Em causa está uma “corrente perturbada de oeste, com passagem de superfícies frontais de atividade moderada a forte”, que vai trazer também vento forte. As rajadas podem chegar aos 100 km/h nas terras altas.
A partir de amanhã, as temperaturas mínimas deverão subir de forma significativa, com valores a variar entre os 4 e os 9ºC no Norte e Centro, e entre 9°C e 13°C na região Sul.
Quanto às máximas, vão variar entre 9°C e 14°C no Norte e Centro, e entre 15°C e 19°C na região Sul. Em Lisboa, os termómetros podem chegar aos 16 nos próximos dias. No Porto, a subida será gradual a partir de hoje, em que se esperam 14 graus de máxima, e quinta-feira, quando a máxima pode chegar aos 17ºC.
Em Faro, os termómetros podem mesmo atingir os 20 graus na terça-feira.
“A descida da temperatura em conjugação com o estado do tempo irá refletir-se num aumento do desconforto térmico”, pode ler-se.