Preço dos combustíveis: Vem aí um novo aumento recorde que pode chegar aos 20 cêntimos por litro

Os preços dos combustíveis voltam a subir, e em força, na próxima semana, com os especialistas a prever que tanto o gasóleo como a gasolina registem novas subidas semanais recorde, depois de esta semana terem aumentado em média 14 e oito cêntimos respetivamente, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

“Se a semana terminasse por aqui, o preço do gasóleo deveria aumentar cerca de 18 cêntimos por litro na segunda-feira, e o da gasolina 12 cêntimos”, adiantou fonte do setor à Multinews. No entanto, a expetativa é que as cotações dos produtos continuem a subir até ao final da semana nos mercados internacionais – “sobretudo depois de Biden ter anunciado um embargo às importações de petróleo e gás russo para os Estados Unidos”, em resposta à invasão da Ucrânia, acrescenta a mesma fonte.

Os combustíveis já subiram 10 vezes desde o início do ano, mostra a DGEG. Neste período, o preço do gasóleo valorizou 31 cêntimos por litro enquanto que o da gasolina ficou 25 cêntimos mais caro. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasolina custa mais 15 euros do que na primeira semana de janeiro. Já para atestar um depósito de gasóleo são precisos mais 19 euros do que há dez semanas. Só nesta última semana, a fatura subiu 5 e 8 euros, respetivamente.

Os dados da DGEG mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,812 euros por litro, enquanto que o da gasolina simples 95 vale 1,917 euros. Nunca os portugueses pagaram tão caro por cada litro destes combustíveis e na próxima semana voltam a renovar recordes, com os preços médios a passar a barreira dos dois euros por litro, segundo as previsões.