Projeto de 9,3 milhões de euros visa melhorar a mobilidade e a conectividade na região, beneficiando moradores e empresas locais.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início hoje a um concurso público internacional para a construção de um novo acesso rodoviário que ligará a zona industrial do vale do Neiva ao nó da autoestrada A28, pelo valor base de 9,3 milhões de euros.

O prazo para a apresentação de propostas termina no dia 22 de abril, sendo que os concorrentes são obrigados a manter as propostas por 66 dias após essa data, conforme indicado no aviso publicado hoje no Diário da República.

Com uma extensão de 5,2 quilómetros, o novo acesso está previsto no Plano Diretor Municipal (PDM) e tem um prazo de execução de 450 dias. Ele irá ligar as áreas empresariais e industriais de Carvoeiro, Vila de Barroselas, Vila de Punhe e Vila de Alvarães ao ICI/A28 e EN103/EN13, no nó da zona industrial de Neiva.

Além de melhorar a mobilidade na região, a nova via também visa eliminar pontos negros e restrições à circulação de veículos pesados dentro da freguesia de Alvarães, contribuindo para a segurança rodoviária no Vale do Neiva.

A abertura deste concurso público foi aprovada em reunião ordinária da câmara no dia 13, após a anulação de um procedimento anterior devido à exclusão de propostas que não cumpriam todas as condições do caderno de encargos.

O novo concurso apresenta apenas duas alterações em relação ao anterior: uma redução no prazo de execução da obra, de 18 para 14 meses, e um aumento no preço base, que passou de 9.074.117 euros para 9.344.403 euros, mais IVA. Este aumento visa compensar a inflação e os custos adicionais decorrentes da redução do prazo de execução, que exigirá mais recursos humanos e técnicos para a realização da obra, financiada integralmente pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).