Feira agrícola registra a maior participação de sempre, consolidando-se como evento de referência na região.

A 56ª edição da Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, conhecida como AGRO, chegou ao fim no Altice Forum Braga, batendo um recorde de participação com mais de 50.669 visitantes. Este evento, que atraiu um público diversificado, desde famílias a escolas de diferentes níveis de ensino, reforça o seu papel como uma plataforma educativa e informativa no setor agrícola.

“Esta edição foi especialmente focada na formação, com mais de 6.000 crianças das escolas do 1.º e 2.º ciclo do concelho presentes. Quisemos proporcionar uma experiência enriquecedora, mostrando a origem dos produtos alimentares e a importância do setor primário”, afirmou Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga.

A AGRO destacou-se pela presença e diversidade de animais, desde galinhas a vacas de raças autóctones, além de concursos pecuários que remontam a 1863. Os visitantes puderam também desfrutar de diversas atividades relacionadas com cavalos, incluindo espetáculos e demonstrações, enfatizando o bem-estar animal como uma prioridade organizacional.

A feira não se limitou apenas ao setor agrícola, tendo oferecido uma variedade de entretenimento e experiências para toda a família, desde esculturas de madeira ao vivo até atuações de grupos académicos e folclóricos. A gastronomia também teve destaque, com showcookings dedicados à culinária portuguesa, promovendo os produtos enogastronómicos de todas as regiões do país.

Com uma área total de mais de 25.000 m², dos quais 15.000 m² foram dedicados aos expositores, a AGRO contou com o apoio de parceiros, incluindo a Campicarn, patrocinador oficial, que destacou a importância do evento para promover os valores da agricultura e pecuária sustentáveis.

Além de ser um marco importante na agenda local, a AGRO de Braga também se destacou internacionalmente, integrando expositores espanhóis e celebrando o Dia da Galiza. A diversidade de temas abordados nas conferências refletiu os desafios atuais do setor agropecuário, destacando a importância da sustentabilidade e inovação para o seu futuro.

Em suma, a AGRO Braga consolidou-se como um evento de referência não apenas a nível regional, mas também nacional e internacional, proporcionando uma experiência enriquecedora e educativa para todos os seus visitantes.