As cidades de Braga e Guimarães, estão a ser atingidas por poeiras do deserto, Estas nuvens vão durar até ao fim do dia de quinta-feira.

Segundo a Protecção Civil Municipal dá conta de que não recebeu nenhuma informação oficial sobre o assunto, mas o IPMA -Instituto Português do Mar e da Atmosfera anunciou que Portugal continental está a ser atingido por poeiras do deserto africano.

Em comunicado, o IPMA afirma que o rumo das poeiras se deve a “um fluxo de sul induzido pela depressão Célia” e aponta a “alteração da cor do céu” como o efeito mais visível.

Refere que “as poeiras estão normalmente acima da superfície” mas salienta que concentrações maiores poderão levá-las para níveis mais baixos da atmosfera, onde têm “implicações na qualidade do ar e possíveis impactos na saúde”.

Certo é que esta terça-feira, o sol tem estado encoberto num dia em que as previsões dão conta de céu limpo.
Ainda de acordo com aquele Instituto, as poeiras têm origem em tempestades de areia em Marrocos e na Argélia, nomeadamente no deserto do Saara, que ainda estão em curso.

A página Meteo Trás os Montes – Portugal, especializada em meteorologia, partilhou uma fotografia, em Braga, que mostra o céu carregado e o sol tapado pelas poeiras, vinda de África.