O Governo britânico manifestou hoje preocupação com notícias de que o magnata russo Roman Abramovich pode ter sido envenenado enquanto participava nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia no início de março.

Num comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico disse que “as alegações são muito preocupantes”.

O portal de investigação jornalística Bellingcat noticiou na segunda-feira que Abramovich e dois delegados ucranianos tinham sofrido sintomas de envenenamento por um agente neurotóxico depois de participar das negociações de paz entre Moscovo e Kiev em 3 de março.

Abramovich, cujo papel exato nas negociações não foi confirmado, recuperou, entretanto, dos sintomas.

Um investigador do Bellingcat disse que a dose não era letal e a explicação “mais plausível” para o suposto ataque é que foi um aviso para Abramovich e para outros magnatas russos que potencialmente possam vir a intervir nas conversações.

“Ele ofereceu-se para desempenhar (…) esse papel de mediador, mas outros oligarcas (…) declararam uma certa independência da posição do Kremlin e criticaram a guerra”, disse um investigador do ‘site’ jornalístico, Christo Grozev, à Times Radio.

“Portanto, pode muito bem ser visto como um aviso para não se juntarem às fileiras daqueles que discordam e não serem mediadores”, acrescentou.