Taremi marcou o único golo da partida e ainda falhou uma grande penalidade, a primeira desde que chegou ao campeonato português.

C Porto venceu, este domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, por 1-0, graças a um penálti convertido por Taremi, num duelo relativo à 29.ª jornada da I Liga.

Um triunfo que permitiu aos dragões bater o recorde absoluto de jogos seguidos sem desaires na competição [57 jogos], com a anterior marca a ter sido estabelecida pelo Benfica entre 1976 e 1978.

No que diz respeito à tabela classificativa, os azuis e brancos mantém-se no primeiro lugar do campeonato, com 79 pontos, mais seis que o rival Sporting, e a três vitórias e um empate de se sagrarem campeões nacionais.

Numa primeira parte de total domínio dos dragões, os vimaranenses apenas conseguiram rematar nos últimos cinco minutos da etapa inicial. Sem grandes ocasiões de golo, acabou por ser Pepê, logo no arranque da partida, a desperdiçar o primeiro golo dos azuis e brancos.

Para, aos 36 minutos, Taremi desbloquear o nulo, de grande penalidade, após ser derrubado pelo guardião Bruno Varela. O internacional iraniano que, à semelhança de Zaidu, entrou para esta partida com um jejum superior a 12 horas, pelo facto de se encontrar no período do Ramadão. O avançado que, instantes depois, de desbloquear o marcador, teve uma soberana ocasião para duplicar a vantagem do líder na Cidade Berço.

Na etapa complementar, os pupilos de Pepa entraram com outra pujança e a forçar mais o músculo, porém aos 62 minutos caiu um ‘balde de água gelada’ em Guimarães. Bruno Varela voltou, a papel químico da primeira parte, a cometer falta sobre Taremi. Todavia, desta feita o futebolista iraniano não teve arte, nem engenho, para derrubar o ‘cofre’ minhoto e falhou pela primeira vez um castigo máximo desde que chegou ao campeonato português.

Os vimaranenses que sofreram um forte revés, aos 80 minutos, após Estupiñán ser expulso, por acumulação de amarelos. Perto do fim, Galeno desperdiçou escandalosamente o 2-0, após assistência de Pepê, mas o remate saiu por cima.

Declarações de Pepa, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o desaire (0-1) frente ao FC Porto:

«Foi um jogo muito intenso, apaixonante, com os nossos adeptos fantásticos. Tivemos dificuldades no início, mas sabíamos que o jogo tem noventa minutos e não podíamos entrar em desespero. Começámos a ter bola e a frustração que fica é que no nosso melhor momento faltou agredir mais o adversário. Tudo fizemos para conseguir outro resultado. Já na próxima sexta-feira queremos continuar focados no que nos interessa, no nosso objetivo».

«A segunda parte tem dois momentos marcantes. Entrámos bem, conseguimos encostar o Porto atrás com mérito da nossa equipa, mas faltaram oportunidades claras. O lance do penálti foi muito contra a corrente do jogo e depois há outro momento. Quando juntámos o Bruno com o Óscar acabámos por ser infelizes no lance em que o Óscar já ia em esforço, cansado. Obrigámos o FC Porto a colocar três centrais com mais um jogador. A partir de uma certa altura é o resultado que conta, temos de seguir o nosso caminho e sexta-feira há mais uma final pela frente».

[Nervoso com a arbitragem] «Não devemos confundir nervosismo com paixão. Sou apaixonado pelo jogo, vivo-o de forma muito intensa. Foi um jogo difícil para as três equipas. Em relação aos penáltis, mais do que o Varelas os cometer o mérito é do Taremi pela forma como os sacou. Temos de ser mais eficazes e controlar melhor a profundidade. São lances duvidosos, mas depois de estar marcados temos de seguir».

[Objetivo são as competições europeias?] «Nesta casa, neste clube, o objetivo é sempre olhar para a frente. Queremos as competições europeias. Temos de olhar para nós, para aquilo que temos de fazer. Admito que o porto teve as melhores oportunidades, mas demos tudo. Temos cinco finais pela frente, temos de jogar cada jogo como se fosse último sem tirar o pé da chapa».

[Estreia de Bamba] «É mais um jovem entre muitos. Podia estar aqui a enumerar tantos. Se calhar a nossa equipa B fica fragilizada, estamos a tirar proveito do trabalho que está a ser feito. Foi muito competente, não é lançar para a fogueira, é lançar porque estão preparados e têm qualidade».

Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (0-1) frente ao V. Guimarães:

«Defrontaram-se duas equipas competitiva, sabíamos da qualidade da equipa do Vitória, da sua equipa técnica, sabíamos o ambiente que íamos encontrar aqui, muito forte por parte dos adeptos, o contexto era difícil, mas penso que somos justíssimos vencedores. Criámos quatro ocasiões na primeira parte, fizemos uma. Na segunda parte a mesma coisa, se tivéssemos marcado era desnecessário este forcing final do Vitória. Não me lembro de uma oportunidade clara do Vitória, fomos uma equipa perigosa e tivemos ocasiões para conseguir outro resultado».

[Vitinha mais solto na segunda parte?] «Ficámos com mais espaço na frente e pareceu que o Vitinha teve mais bola. Teve outro tipo de ações, estava num espaço diferente. Na segunda parte, mais longe da baliza adversária, dá impressão, ao olho do adepto, que teve mais bola. Esteve foi num espaço diferente».

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória SC – FC Porto, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Taremi, 36 minutos (grande penalidade).

– Vitória SC: Bruno Varela, Miguel Maga, Jorge Fernandes (Borevkovic, 83), Abdul Mumin, Rafa Soares (Nélson da Luz, 82), Ibrahima Bamba (Bruno Duarte, 74), Javier (Luís Esteves, 83), André Almeida, Rúben Lameiras (Geny Catamo, 67), Rochinha e Óscar Estupiñán.

(Suplentes: Trmal, Borevkovic, Quaresma, Bruno Duarte, Nélson da Luz, Geny Catamo, Gui, João Ferreira, e Luís Esteves).

Treinador: Pepa.

– FC Porto: Diogo Costa, João Mário (Eustáquio, 90), Pepe, Mbemba, Zaidu, Grujic, Vítor Ferreira, Otávio (Fábio Cardoso, 90+6), Pêpê, Fabio Vieira (Galeno, 70) e Taremi (Evanilson, 70).

(Suplentes: Marchesín, Fábio Cardoso, Francisco Conceição, Galeno, Wendell, Toni Martínez, Evanilson, Fernando Andrade e Eustáquio).

Treinador: Sérgio Conceição.

Árbitro: João Pinheiro (AF Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Óscar Estupiñán (12 e 80), Otávio (30), Javier (73), Luís Esteves (88), Diogo Costa (90+2) e Bruno Duarte (90+8). Cartão vermelho por acumulação para Óscar Estupiñán (80).

Assistência: 19.232 espetadores.

Veja aqui os melhores momentos da partida: