O seu nome terá estado num pacote de sansões dos EUA mas caiu à última hora com receio de uma escalada de tensão.

Nos vários pacotes de sanções que os Estados Unidos já impuseram à Rússia – na sequência da guerra na Ucrânia, inúmeras figuras próximas de Putin foram visadas – até as filhas mais velhas estão incluídas. De fora, até agora, tem ficado a namorada de longa data de Vladimir Putin, a ex-ginasta olímpica Alina Kabaeva.

Segundo o Wall Street Journal, é uma decisão alegadamente tomada por receios de descarrilar os esforços para negociar o fim da guerra.

O presidente russo nunca abordou publicamente a sua relação com Kabaeva, e tanto o Kremlin como a própria Kabaeva negaram a sua ligação.

Mas os federais americanos acreditam que Kabaeva, que há muitos anos se diz estar romanticamente envolvida com Putin, é a mãe de pelo menos três dos filhos do líder russo.

Os funcionários do Departamento do Tesouro chegaram ao ponto de preparar um pacote de sanções contra Kabaeva – que se pensa estar envolvida no esforço do Kremlin para esconder a verdadeira escala da riqueza e do património internacional de Putin, noticia o Wall Street Journal, citando funcionários norte-americanos com conhecimento do assunto.

No entanto, o Conselho Nacional de Segurança terá anulado as sanções pouco antes de estas serem anunciadas.

As autoridades receiam que sancionar a amante secreta de Putin inflame ainda mais as tensões entre os EUA e a Rússia durante uma guerra em que as forças russas já são acusadas de violações generalizadas dos direitos humanos – e possa ter impacto nos esforços para alcançar a paz na Ucrânia.

Embora as sanções não tenham avançado, a administração Biden não excluiu totalmente a sua aplicação no futuro.

“Preparámos sanções contra uma série de pessoas que ainda não foram sancionadas, e continuamos a pensar em quando impor essas sanções para um impacto máximo”, disse um funcionário norte-americano ao mesmo meio de comunicação.

Enquanto Kabaeva é acusada de ajudar a esconder a riqueza de Putin no estrangeiro, poucos detalhes sobre as suas alegadas atividades são do conhecimento público. Há rumores de que vive na Suíça, num chalé de luxo.

As ligações de Kabaeva a Putin surgiram pela primeira vez em 2008, quando o jornal russo Moskovsky Korrespondent relatou que Putin se tinha divorciado da sua mulher e estava noivo do ex-ginasta. O jornal fechou mais tarde.