UMinho debate técnicas de análise química na indústria e na academia

Os aromas mais apetecidos na indústria alimentar, a exploração de resinas naturais e novos materiais funcionais para veículos são alguns dos temas a abordar no VI Encontro em Técnicas de Caracterização e Análise Química (VI ETCAQ), que decorre esta sexta-feira, dia 3, na Universidade do Minho. A iniciativa está agendada das 9h30 às 17h15, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga. Estão previstos 120 participantes, 40 comunicações em poster de alunos e ex-alunos e dez oradores convidados de entidades como Prozis, Eurochemicals, Hovione, Bluepharma e Frulact, entre outras.

A iniciativa bianual é organizada pelos alunos do 1º ano e pela comissão diretiva do mestrado em Técnicas de Caraterização e Análise Química, que é o único do género no país. O encontro foca novos desenvolvimentos na área da química analítica e as técnicas de caraterização e análise química aplicadas a múltiplos contextos. “Este mestrado é bastante transversal, ou seja, o nosso objetivo é mostrar que estas técnicas são aplicadas na área da saúde, nos alimentos, no ambiente e nos materiais”, avança Gabriela Botelho, diretora do mestrado e professora do Departamento de Química da Escola de Ciências da UMinho, que vai participar na sessão de abertura.

O encontro pretende unir a academia, as empresas e a sociedade, bem como aproximar os antigos e atuais alunos – parte dos oradores frequentou o referido mestrado e vai partilhar as suas experiências no VI ETCAQ. “Este evento é uma forma de antigos alunos se encontrarem com os atuais e também procuramos manter essa ligação dos ex-alunos à própria universidade”, nota a docente. Aliás, aquele mestrado permite ao estudante optar por fazer a tese em contexto académico ou industrial. “A maioria faz o segundo ano de tese em empresas e, muitas vezes, fica depois lá a trabalhar. De facto, temos tido bastante procura e as saídas profissionais são imensas”, afirma Gabriela Botelho.

O evento inclui às 16h40 a divulgação dos prémios de Melhor Comunicação em Poster e do Concurso de Fotografia “Olhares Analíticos 2022”, seguindo-se a sessão de encerramento. O programa geral destina-se a investigadores, alunos e profissionais interessados na área. O site oficial é vietcaq.wixsite.com/vietcaq.