Com a inauguração da mostra “Pintar a Páscoa”, a Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) prosseguiu a sua caminhada para celebrar a Páscoa deste ano, como um “dia inteiro e limpo”, ao assumir levar as seis cruzes do Compasso Pascal às casas da paróquia de Vila Verde. Amanhã, quinta-feira, àss 20,30 horas, alunos e professores participam na cerimónia do lava-pés na Igreja Matriz.

As cruzes foram entregues ao Diretor Geral da EPATV e a outros responsáveis da escola em cerimónia realizada no dia 8 de dezembro do ano passado. Agora, direção, professores, funcionários e alunos vão ser portadores do anúncio da Ressurreição de Cristo, numa jornada que começa na alvorada e termina já de noite.

O programa, delineado em perfeita comunhão com a paróquia, liderada pelo padre Artur Gonçalves, desenrola-se a partir das 07h30 com a saída das seis cruzes da Igreja Velha em procissão até à Igreja Matriz. Pelas 08h00, será celebrada uma Eucaristia e, após uma passagem pela Residência Paroquial, terá início a visita às famílias, a partir das 09h30, através do respetivo itinerário. Pelas 12h00, dá-se o encontro de todo o compasso no Centro Escolar da Carvalhosa, recolhendo, depois, às instalações da escola.

Da parte de tarde, ocorre a visita de todas as cruzes à Câmara Municipal e à Santa Casa de Misericórdia. Num ato carregado de grande simbolismo, o cortejo irá deslocar-se até à residência onde se encontram alojados refugiados ucranianos, sendo o hino nacional da Ucrânia interpretado pela Banda Musical de Aboim da Nóbrega. As seis cruzes retomam os seus itinerários às 15h30, até nova concentração na EPATV.

O Quartel dos Bombeiros Voluntários é a próxima etapa de uma jornada que, depois das cerimónias na Igreja Matriz, terminará, cerca das 21h00, com uma sessão de fogo preso junto à Câmara Municipal.

“Saber não ocupar lugar, mas a EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde), além de contribuir para que as pessoas saibam fazer bem, deve ocupar o seu lugar entre os saberes e as tradições da sua comunidade” — considera João Luís Nogueira, Diretor Geral desta escola.

“A EPATV sente-se honrada e orgulhosa por levar às famílias da paróquia de Vila Verde o Compasso Pascal no culminar da Semana da Paixão de Cristo. É uma das mais belas tradições do Minho e estamos muito empenhados em levá-la a cabo. Desta forma, queremos cimentar a nossa integração na comunidade, dinamizando valores e tradições do povo que servimos há quase trinta anos. O futuro e a modernidade exigem, também, a manutenção da tradição e é isso que queremos celebrar com os vilaverdenses”, sublinhou João Luís Nogueira.

Para o Diretor Geral da Escola Profissional Amar Terra Verde, a responsabilidade do Compasso Pascal assumida pela escola constituirá “um emocionado abraço de gratidão, carregado de esperança, levado a todas as famílias, com muita alegria, ou seja, a uma comunidade que recebeu tão bem e acarinha a EPATV que, com a sua oferta formativa, para jovens e adultos, é mais que uma escola, é um projeto de vida”.