O cidadão Bracarense Carlos Manuel Dobreira em comunicado, relatou a quantidade de lixo que se encontra nas imediaçoes do Sameiro

Hoje de manhã participei na Peregrinação Arqudiocesana ao Sameiro (Braga – Portugal) através da realização de uma sessão de plogging e da análise da pegada ecológica desta manifestação religiosa, em particular o lançamento de pirotecnia.

Desde as 08h e 17m até às 12h e 06m  recolhi 200 litros de resíduos recicláveis e lixo indiferenciado entre o Parque do Arco até ao Santuário do Sameiro e deste até ao Hotel Mãe de Água. 

A sessão de plogging foi feita ao longo de 6.5 quilómetros, teve a duração de 3 horas e 49 minutos e chocou os milhares de peregrinos a caminho do Sameiro.

Dos resíduos recolhidos, alguns deles resultantes da própria peregrinação, destaque para peças de automóveis, isqueiros, embalagens de suplemento energético e de barra de aveia & whey,  aerossóis, garrafas de plástico e de vidro, máscaras, isqueiros, anilhas, embalagens de gelado, abraçadeiras, tampas de garrafas, palhinhas, rolhas, latas de bebidas, fraldas, sacos de plástico, sacos de batatas fritas, cabos, embalagens de comida fast food.

Em pleno Dia Mundial do Ambiente, lamenta-se a imundície observada ao longo do percurso da peregrinação, assim como o lançamento de pirotecnia junto ao pórtico e à entrada do Santuário do Bom Jesus num claro desrespeito pelo ecossistema ímpar existente.

O exposto é dado a conhecer, entre outras entidades e instituições,, ao movimento Fridays For Future, à UNESCO, ao Executivo Municipal e à comunicação social.