João Henriques: “É um momento importante do campeonato, em que podemos entrar no grupo da frente”

O Vitória de Guimarães recebe o FC Porto na 11.ª jornada da Liga 2020/21. Será o reencontro de Ricardo Quaresma com os dragões e também de João Henriques com Zaidu, lateral que treinou no Santa Clara. Em conferência de imprensa, o técnico falou sobre o internacional nigeriano.

«O maior elogio que se pode fazer ao Zaidu é que, nesta altura, ninguém se lembra do Alex Telles. Não me surpreende a qualidade que está a exibir», salientou João Henriques.

Questionado sobre Ricardo Quaresma «A partir do momento em que o árbitro apitar, vai querer ganhar tanto como eu. Esta é a vida dos jogadores e dos treinadores, por muita empatia que possamos ter. Fui agora aos Açores, onde estive dois anos e fiquei muito contente por ter ganhado por 4-0. Somos profissionais. Sendo profissionais, aqui só há Vitória.»

«A expectativa é a de mais um jogo competitivo. Vamos defrontar uma excelente equipa, campeã nacional em título. As perspetivas são a de dignificarmos a imagem do clube no campeonato e a de, sobretudo, conquistarmos os três pontos, respeitando um adversário poderosíssimo. O guião é mostrar a solidez dos últimos três jogos», salientou.

Wakaso convocado para duelo com FC Porto após mais de um ano sem jogar.

O médio Wakaso, sem jogar há mais de um ano, foi convocado para a receção do Vitória de Guimarães ao FC Porto, referente à 11.ª jornada da I Liga, informaram esta segunda-feira os vimaranenses.

O ganês, de 29 anos, representou a equipa minhota pela última vez a 5 de maio de 2019, num empate caseiro frente ao Nacional (2-2), em que foi expulso ao minuto 24, e contraiu depois uma lesão no joelho direito, que o forçou a ser operado duas vezes e a uma ausência dos relvados que se prolonga há quase 20 meses.

Wakaso é uma das três novidades na convocatória elaborada pelo treinador João Henriques e divulgada no sítio oficial vitoriano, além do lateral-direito Zié Ouattara e do defesa-central Suliman, já recuperados das infeções pelo novo coronavírus, confirmadas em meados de dezembro.

Também o lateral-esquerdo Jonas Carls, que, em meados de dezembro, apresentou um resultado positivo no teste ao novo coronavírus, já recuperou, mas está fora dos convocados.

Já o avançado Lyle Foster, que já estava infetado antes da visita minhota ao reduto do Santa Clara, na segunda-feira (triunfo por 4-0), e o guarda-redes Nicolas Tiê, que apresentou um resultado positivo após esse jogo, continuam de fora das opções devido ao vírus responsável pela pandemia de covid-19.

O lateral-esquerdo Sílvio deixou a lista de convocados após ter contraído uma lesão muscular na coxa direita que o vai fazer parar dois meses e juntou-se aos defesas Mascarenhas e Yann Bisseck, aos médios Mikel e Joseph e ao extremo Jacob Maddox no rol dos indisponíveis.

O encontro entre o Vitória de Guimarães, quinto classificado da I Liga portuguesa, com 19 pontos, e o FC Porto, terceiro, com 22, está agendado para as 21:00 de terça-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de Hélder Malheiro, da Associação de Futebol de Lisboa.

A lista de 23 convocados:

Guarda-redes: Bruno Varela, Matous Trmal e Jhonatan.

Defesas: Zié Ouattara, Sacko, Abdul Mumin, Jorge Fernandes, Suliman, André Amaro e Gideon Mensah.

Médios: Wakaso, Pepelu, Dénis Poha, Miguel Luís, André André, Janvier e André Almeida.