Braga com temperaturas negativas à noite.
A partir de segunda feira as temperaturas vão começar a cair a pique, mais de 7ºC. Em Lisboa as máximas não vão passar dos 12/13ºC e as mínimas dos 7ºC. E no interior as noites já serão negativas.
O inverno está a chegar (ou “The Winter is Coming” no original). A ameaça permanente da série “Guerra dos Tronos” encaixa-se na perfeição à semana que se aproxima: vem aí uma onda de frio polar, que fará descer as temperaturas a pique e que associada a algum vento e também a chuva, fará com que a sensação térmica traga dias gelados.
O tempo ameno destas últimas semanas e o sol de S. Martinho vão mesmo despedir-se já a partir de sábado e é natural que neve nas terras mais altas a partir de segunda-feira. Para ter uma ideia, as temperaturas máximas vão cair em média 6 a 7ºC.
Apesar de o outono só terminar oficialmente este ano às 15h59 da terça-feira 21 de dezembro, estes dias invernais devem chegar ao nosso país já sábado à tarde. Primeiro será a chuva, que começará a sul e se estenderá à região centro. Na madrugada de domingo deverá sentir-se já um acentuado arrefecimento noturno.
No domingo, mantém-se a chuva e as temperaturas máximas e mínimas começam a baixar. Mas é na segunda que a invernia se instala: o vento começa a soprar mais forte, a chuva pode ser de neve acima dos 1200 a 1400 metros nas regiões do interior e dos atuais 19/18ºC durante o dia passaremos para os 12/13ºC. E no litoral, sobretudos, cachecóis e gorros vão sair definitivamente dos armários.
Se formos para o interior do país, as noites terão temperaturas negativas em Braga, Bragança e Guarda (na Serra da Estrela as máximas também não passam do 0ºC), por exemplo. E no Ribatejo e Alentejo andarão entre os 2 e 3ºC.
Ao longo da semana a vaga de ar polar ártico vai intensificar-se arrastada pelo vento norte que ainda vai aumentar mais a sensação de frio. E uma crista atlântica formada acima das ilhas britânicas pode entretanto formar uma tempestade que atingirá a Península Ibérica em força no próximo fim de semana. O melhor é dizer mesmo: o inverno chegou.


