O Município de Braga encerrou as celebrações do 10 de Junho com iniciativas dirigidas aos embaixadores que compõe o corpo diplomático acreditado em Portugal, presente nas cerimónias oficiais.
Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal desafiou os embaixadores presentes a conhecer e a levar “um pouco de Braga a todo o mundo”. O momento dirigido ao corpo diplomático iniciou-se com um almoço comemorativo, que decorreu na colunata do Bom Jesus, seguindo-se uma visita ao Santuário e descida até à parte baixa da montanha, através do funicular do Bom Jesus, o mais antigo actualmente em funcionamento no mundo. O corpo diplomático presente contactou de perto com as sonoridades tão típicas da cidade e da região, através de uma visita à APC, violeiros de referência a nível nacional na arte da produção da guitarra e do cavaquinho, tendo assistido ainda a um espectáculo musical alusivo à viola braguesa que se realizou no Museu D. Diogo de Sousa.
Na ocasião Ricardo Rio, agradeceu a presença de todos, enaltecendo o processo de internacional que a cidade de Braga tem vivido ao longo dos últimos anos, para o qual muito contribuiu o conjunto de visitas realizado por inúmeros embaixadores a esta cidade, tendo desafiado todos os presentes que ainda não o fizeram a visitar Braga e a conhecer as suas instituições e as suas dinâmicas culturais, sociais e económicas.
Nesse sentido Ricardo Rio exortou todos os presentes, os que já conhecem a cidade e os que virão nos próximos meses a serem também eles embaixadores de Braga, para além de embaixadores dos seus países.