Município de Braga apresentou os equipamentos adquiridos no âmbito do projecto ‘Cuidar Braga II’. Com recurso ao programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono financiado pelo fundo EEAGrants, foi adquirido um tractor com reboque, um tractor com biotriturador e grua incorporados, um limpa bermas e um biotriturador móvel.

Os equipamentos encontram-se no Centro de Biotrituração, instalado no Horto Municipal, que se localiza na freguesia de Merelim S. Pedro e Frossos, e cuja criação fez também parte do projecto co-financiado.

O Município de Braga disponibiliza gratuitamente o serviço de biotrituração para destruir e processar os sobrantes agrícolas e florestais no terreno dos particulares. Após agendamento, a Divisão de Protecção Civil desloca uma equipa para operar o biotriturador no local.  A estilha resultante da biotrituração pode ser utilizada como fertilizante natural ou para produzir energia.

O Centro de Biotrituração recebe a biomassa recolhida pelos particulares, proveniente de centros de recolha localizados nas freguesias e nos demais parceiros do programa, ou os sobrantes provenientes da actividade de manutenção dos espaços verdes da Cidade.

Este projecto tem como principais objectivos a redução do número de incêndios com origem no descontrolo de queimas e a melhoria qualidade do ar através da redução de emissões de gases com efeito de estufa para a atmosfera. O custo total do projecto foi de 234 892, 48€ com um montante de financiamento de 199 658, 61€, correspondente a uma taxa de financiamento de 85%.

Para usufruir deste serviço pode contactar a Junta de Freguesia da sua área de residência, a Divisão de Protecção Civil Municipal pelo telefone 253 61 60 60, ou no site do projecto Cuidar Braga http://cuidarbraga.eeagrants.cm-braga.pt