A segunda quinzena de agosto começou com temperaturas mais frescas, mas o alívio foi sol de pouca dura e o calor volta em força.
Esta quinta-feira, dia 18, as máximas devem ultrapassar os 30 graus em vários pontos do país, com Évora e Beja a chegarem aos 34 graus. Para o dia seguinte, haverá uma nova subida, com partes do território a chegarem perto dos 40 graus, sendo que Évora chegará aos 37 graus na sexta-feira e aos 39 no sábado e no domingo.
Também para o fim de semana, as previsões do IPMA apontam que Beja e Santarém chegarão aos 38 graus, e Portalegre aos 37 graus.
Na capital, Lisboa, os termómetros esta quinta-feira deverão chegar ao 32 graus e vão subir até aos 37 graus já na sexta-feira e 35 no sábado. Contudo, as máximas deverão cair para os 27 logo no domingo, avançam os meteorologistas.
Já no Porto, sexta-feira traz máximas de 30 graus, de 28 graus no sábado e 27 no domingo.
Ontem de manhã, à saída de uma reunião com o ministro da Administração Interna para avaliar as previsões meteorológicas para os próximos dias, o presidente do IPMA, Jorge Miguel Miranda, alertou que o país vai passar por uma terceira onda de calor a partir do dia 20, que se poderá estender a setembro.
Já a Direção-Geral da Saúde recomenda a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor, como o aumento de ingestão de água, ou de sumos de fruta natural sem açúcar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, assim como a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11:00 e as 17:00.
Recomenda ainda o uso de roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, de chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta.
A DGS aconselha também a que se evite “atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior”.