É seguro e traz benefícios, apesar de ter de manter os habituais cuidados para evitar doenças e infeções.

ara muitos, ter relações sexuais durante o período é algo a evitar. Dependendo das pessoas, há quem tenha muitas dores nesta altura e só quer que passem rapidamente, e há até quem ache constrangedor haver algum tipo de intimidade. Mas… nem tudo é mau e sexo durante o período pode ser bastante benéfico.

Um estudo recente da empresa Flex concluiu que 55% das pessoas acredita que relações sexuais no período é algo “natural” e “incrível”.

O grupo que o considerou “nojento” era mais velho e católico.

Segundo a Universidade de Saúde e Doença de Oregon, o sexo nesta altura do mês pode aumentar a autoestima, diminuir a depressão, reduzir o stress, aliviar a dor e até melhor a qualidade do sono.

As relações durante o período ajudam a aliviar outros sintomas, como as dores no peito ou cólicas. Num estudo da Womanizer e Lunette, 70% das mulheres entrevistadas considerou que a masturbação reduziu também as dores menstruais que tinham.

Outro dos pontos considerados positivos é que o sangue pode ser um lubrificante natural. Para as pessoas que por norma têm de usar algum tipo de lubrificante, o sexo durante o período pode ser menos doloroso.

Claro que apesar de trazer alguns benefícios, não deixa de ter alguns riscos, como as doenças sexualmente transmissíveis, mas também o desconforto. Antes de o fazer, o ideal é conversar abertamente com o parceiro.

A revista Pop Sugar aconselha o uso de toalhas, usar o chuveiro se se sentir mais confortável, e manter práticas de higiene, como a limpeza de brinquedos sexuais, se forem usados.