Desde o início do ano, já são perto de uma centena de casos, garante o Portal da Queixa.

A plataforma Vinted – de compra, venda e troca de artigos – é o mais recente alvo de ataque dos burlões, avança o Portal da Queixa que identificou um aumento no número de reclamações de consumidores a denunciar vários esquemas fraudulentos feitos através da aplicação.

Desde o início do ano, já são perto de uma centena de casos.  

“Os esquemas fraudulentos e as burlas acontecem em vários meios, mas a Vinted – plataforma lituana de compra, venda e troca de produtos em primeira ou segunda mão -, é o mais recente alvo de ataque dos burlões”, indicam a reclamações dos consumidores registadas no Portal da Queixa.

Entre 1 de janeiro e 31 de julho deste ano, 43% das reclamações reportadas à Vinted estão relacionadas com esquemas fraudulentos ou burlas por MB Way.

Já são perto de 100 queixas, mas o alerta começou a soar mais alto nos últimos dois meses, garante o Portal.  Do total de queixas recebido em 2022, a reportar alegados esquemas fraudulentos, a maioria (46) foi registada entre junho e julho.

Veja estes exemplos de burlas e evite ser enganado

Nadia Coelho partilha na reclamação apresentada no Portal da Queixa que abriu uma conta na Vinted e “recebeu uma mensagem na própria app na plataforma, que teria de associar um cartão MB Way com saldo de 200 euros”. “O primeiro cartão ‘não deu’ e coloquei outro cartão de outra conta. Foram ao todo 400€ de burla”, relatou consumidora.

“Tiraram-me 1000 euros da conta”, queixa-se Ana Jorge que apresentou reclamação contra a Vinted no dia 22 de julho e ainda aguarda resposta e resolução.

Bárbara Guedes também afirma ter sido enganada na primeira venda que realizou na plataforma: “Fui burlada em 600€ na Vinted”, acusa.

Liliana é outra consumidora alegadamente vítima de um esquema de burla e lesada em 500 euros. Segundo reporta na queixa dirigida à Vinted: “Tendo em conta que não consigo contactar a Vinted, considero que fui roubada e quero os meus 500€ de volta.”

Cristina Reinaldo foi uma das últimas consumidoras a apresentar reclamação no Portal da Queixa. “Levantaram-me 1900€ da conta e não me devolveram!!!”, denuncia.

O que diz a app para evitar que seja burlado/a

Apesar de todas as medidas de segurança anunciadas pela plataforma Vinted, já são inúmeros os consumidores que relatam ter sido burlados. A empresa está atenta e alerta para os riscos, e adverte os utilizadores na sua plataforma com várias dicas sobre ‘Como comprar com confiança e pagar em segurança’. Ei-las;

Contacte os vendedores diretamente

Use sempre o botão ‘Perguntar ao vendedor’ para iniciar uma conversa em segurança sobre um artigo ou para fazer uma oferta. Não passe a conversa para outra plataforma fora da Vinted, e tenha cuidado com quaisquer membros que tentem fazer isto.

Verifique o perfil e as reviews do vendedor

Veja se um vendedor é de confiança ao conferir a descrição do seu perfil e a sua informação verificada. Pode ver quantas estrelas de classificação tem cada vendedor e ler as opiniões de outros membros sobre as suas compras com o mesmo.

Pague através da Vinted

Compre sempre utilizando um método de pagamento seguro e o botão ‘Comprar agora’. Isto assegura que está protegido pela Proteção do Comprador caso o pedido não corra como planeado ou o vendedor desaponte. Os vendedores ‘Pro’ só podem aceitar pagamentos realizados através do botão ‘Comprar agora’, o que significa que irá usufruir sempre de Proteção de comprador ‘Pro’ e dos seus benefícios extra.