Município quer sensibilizar a população para a importância da valorização do património natural biológico.

O Município de Braga lançou ontem a segunda edição do concurso de fotografia “Braga Natural”, com mais categorias e mais prémios.

Na apresentação do concurso, que teve lugar no Monte do Picoto, o vereador do Ambiente indicou que o regulamento foi reajustado, apresentando agora três categorias: Habitats Naturais, Fauna Selvagem e Flora e Fungos, e nove prémios no valor global próximo de 1500 euros.

“Este é um desafio que lançamos a todos os apaixonados pela natureza. Com este concurso pretendemos abranger todo o território através da selecção e classificação de fotografias relacionadas com esta temática”, referiu esta quinta-feira Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, lembrando todo o trabalho desenvolvido pelo Município na preservação da fauna e flora do concelho de Braga.

Além de promover a fotografia de natureza e fomentar o seu crescimento e desenvolvimento, o concurso procura “lançar o debate e a reflexão da sociedade para a necessidade de conhecer, promover e conservar a biodiversidade”, explicou o vereador, acrescentando que da selecção e classificação das fotografias apresentadas pelos participantes, será realizada uma exposição fotográfica itinerante percorrendo diversos espaços do concelho.

O concurso abrange quatro categorias, designadamente Habitats Naturais; Fauna Selvagem; Flora e Fungos, sendo atribuído um prémio de 300 euros ao primeiro classificado de cada categoria, 125€ ao segundo e 50€ ao terceiro. O vencedor absoluto nas categorias a concurso terá uma majoração de prémio no valor de 200 euros.