Apple apresentou o iPhone 14 a começar nos 1.039 euros, o Watch 8 (incluindo versão rugged) e AirPods Pro

Conheça todas as novidades que a Apple apresentou durante o evento Far Out. Além do iPhone 14 foi revelada uma nova linha de smartwatches e os auriculares AirPods Pro 2.

Como é habitual, Tim Cook abriu o seu evento “espacial” a partir do anel do Anfiteatro Steve Jobs no campus Apple Park, salientando a sorte que tem em ter pessoas que fazem equipamentos e software que mexem com a vida das pessoas. E prometeu os três produtos que já se anteviam: nova geração do iPhone, AirPods e Apple Watch. Três equipamentos que comunicam automaticamente entre os diversos aparelhos da Apple. Pode mudar as chamadas entre o Apple Watch para o iPhone, por exemplo, numa simbiose cada vez mais vincada. Os produtos que a empresa pretende mostrar hoje vão elevar esse conceito.

Apple apresenta nova geração de smartwatches Apple Watch 8

Começando pelo Apple Watch, Tim Cook diz que vai elevar a monitorização de saúde a novos patamares. O vídeo de apresentação mostrou o testemunho de diversos utilizadores referindo como o Apple Watch lhe salvou a vida, em causa os sistemas de monitorização de saúde, que conseguiram comunicar com os números de emergência. Tim Cook prometeu o melhor alinhamento de relógios inteligentes da marca. Há sete anos que a Apple detém o primeiro lugar de vendas. O Apple Watch Series 8 promete botões e ecrã maiores, com diversas molduras, prometendo melhor leitura, mesmo quando está para baixo. E é à prova de água e de pó.

O smartwatch foi desenhado para manter o contacto entre os utilizadores. Os sistemas médicos e SOS, acompanhamento do sono e outros sensores como o de monitorização do oxigénio no sangue, garantem maior segurança a quem os usa. Para as utilizadoras femininas há um novo sistema de acompanhamento dos ciclos menstruais, agora com o “calendário” de ovulação, mostrando uma estimativa quando a mulher está fértil. As alterações de temperatura são utilizadas para fazer este tipo de medições. Isso permite também ao relógio inteligente de controlar a temperatura geral do corpo a partir do pulso, ajudando a detetar também eventuais alterações hormonais.

A Apple afirma que todos os dados recolhidos ficam no smartphone e são privados, atrás de passwords e com encriptação end-to-end. O utilizador tem total controlo dos dados partilhados e com quem deseja partilhar. Os detetores de queda e agora os acidentes de carro são detetados pelo smartwatch. A nova funcionalidade chama-se Crash Detection, que liga automaticamente para os serviços de emergência quando se dá um acidente. A Apple diz que trabalhou durante anos nos algoritmos do sistema, usando o GPS, barómetro e osciloscópio para ajudar a detetar acidentes de frente, laterais ou mesmo quando a viatura capota.