“A ponte de Londres caiu” morreu sua majestade Isabel II

A monarca que esteve 70 anos no trono britânico morreu esta quinta-feira, aos 96 anos. Sucede-lhe o filho mais velho, que adoptará o título de Carlos III.

O Palácio de Buckingham, em comunicado oficial, informa que a rainha Isabel II morreu pacificamente esta tarde de quinta-feira, 8 de setembro. O comunicado avança ainda que o rei e a rainha consorte irão permanecer em Balmoral esta noite e regressar a Londres na sexta-feira.

“A morte da minha querida mãe, sua majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família”, escreveu Carlos, no primeiro comunicado como rei. “Sei que a morte dela vai ser sentida por todo o país, reinos e na Commonwealth e por inúmeras pessoas em todo o mundo.Durante este período de luto e mudança, a minha família e eu seremos confortados e suportados por saber do respeito e profunda afeição pela rainha”, acrescentou.

null

Elizabeth Alexandra Mary Windsor tinha 96 anos e passou o verão no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde havia sido aconselhada a repousar na quarta-feira, após cancelar uma reunião com o seu Conselho Privado. No entanto, esta quinta-feira, o Palácio de Buckingham admitiu que a equipa médica se encontrava preocupada com a saúde da monarca.

“Após uma avaliação mais aprofundada nesta manhã [quinta-feira], os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que permaneça sob supervisão médica”, tinha assumido o Palácio de Buckingham num comunicado divulgado esta quinta-feira.

O Castelo de Balmoral é a residência real há mais de 150 anos e era um dos locais preferidos da rainha. Aliás, foi ali que, ainda esta semana, Isabel II recebeu Liz Truss, designando-a primeira-ministra e convidando-a a formar governo, depois de ter vencido as eleições no Partido Conservador após a demissão de Boris Johnson.