SC Braga perde na pedreira com o Desp. Chaves

Equipa de Artur Jorge voltou a escorregar. É a segunda derrota seguida na I Liga, a terceira na temporada.


Desp. Chaves venceu neste domingo o Sp. Braga por 1-0, em jogo da nona jornada da I Liga. Os minhotos não tiveram sorte no regresso à I Liga, não fugindo do fantasma das derrotas.

Tudo começou mal quando, logo ao minuto e meio de jogo, Hector Hernández abriu a contagem. Nos minutos finais da segunda, os arsenalistas tentaram de todas as formas e feitios fazer o empate, mas a muralha flaviense revelou-se intransponível. A equipa de Artur Jorge rematou 30 vezes na partida, 12 delas nos segundos 15 minutos, a maioria desviada pelo adversário, um deles para as mãos de Paulo Vítor.

Grande sensação da temporada, com um registo tremendo e a bom ritmo na corrida pelo título, o Sp. Braga ligou o alarme. São três derrotas na temporada, duas seguidas na I Liga. Os minhotos mantêm os 19 pontos no terceiro lugar, atrasando-se para o FC Porto na tabela. Já o Desp. Chaves sobe ao 10.º lugar, somando 12 pontos.

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (0-1) frente ao Desportivo de Chaves:

«Vale o que vale, percebemos que não vale nada quando os três pontos vão com o adversário, mas neste momento apetece-me dizer que nem sempre temos o que merecemos. A minha equipa foi muito forte durante os noventa minutos, tivemos uma desatenção no primeiro minuto que deixou o adversário confortável, mas tivemos trinta remates, dezassete dentro da área, tivemos muitas vezes perto da baliza contrária. Faltou eficácia, que determina ganhar ou não ganhar. Foi a primeira vez que não fizemos golo e fomos penalizados com isso. Não posso apontar que quer que seja à minha equipa, que esteve sempre muito bem».

[Explicação para este ciclo de três derrotas] «É um momento que temos de assumir que não é o melhor. Mas, também me parece que passa por estarmos equilibrados. Percebo que haja curiosidade, tentativa de perceber o que acontece, mas hoje quem viu o jogo, qualquer pessoa de bom  senso, não pode apontar nada. Tivemos perto do início da temporada, com uma boa performance. Faltaram golos para poder fazer a diferença e no futebol a linha para passar de um lado para o outro é curta».

Declarações de Vítor Campelos, treinador do Desportivo de Chaves, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo flaviense (0-1) sobre o Sp. Braga:

«Os resultados são sempre justos. Sabíamos que íamos defrontar uma adversário bastante valoroso, tem demonstrado isso, sabíamos que teríamos de ser uma equipa que teria de saber sofrer, mas entrámos muito bem no jogo e marcámos o golo. Tivemos outras situações em que com mais critério podíamos ter ficado isolados, criar situações de perigo, mas por ansiedade acabamos por não conseguir . Sabíamos que o Braga em desvantagem iria carregar, atacou muito, sabemos que até agora tem o melhor ataque da Liga e, por isso, teríamos de ser organizados, uma equipa no verdadeiro valor da palavra. No cômputo geral, estatisticamente, o Braga esteve melhor, o resultado é o que é e merecemos ganhar».

[Héctor] «Foi um jogador que observámos pelo que tinha feito na época passada, estava na 3.ª divisão. Vimos que era um jogador que se enquadrava no nosso estilo de jogo, é um jogador que tem feeling de golo, trabalha muito e tem qualidade. Espero que continue a marcar mais golos nos próximos jogos».