Resto da semana será “caracterizada por tempo chuvoso em Portugal continental” e prevê-se uma descida das temperaturas para “valores próximos do normal para a época”, a partir de quarta-feira.
Se ainda não tirou as galochas e o chapéu de chuva do armário, está na altura de o fazer. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou, esta segunda-feira, para “uma alteração significativa das condições do estado do tempo em Portugal continental”.
Em causa está o “posicionamento de uma depressão complexa e quase estacionária no Atlântico Norte” que “levará ao estabelecimento de um fluxo que transporta ar muito húmido até ao continente”.
“Prevê-se que o resto desta semana seja caracterizada por tempo chuvoso em Portugal continental”, revelou o IPMA, numa nota publicada no seu site, acrescentando que a mudança do estado do tempo começará a meio da tarde de amanhã, dia 18 de outubro.
Já durante a noite de 18 para 19 (terça para quarta-feira), “uma superfície frontal fria deverá atravessar o território, com ocorrência de precipitação por vezes forte”. A precipitação começará pelo litoral Norte e Centro e estender-se-á “gradualmente ao restante território”.
Ocorrerá também “uma intensificação do vento, que será por vezes forte no litoral e nas terras altas”, que provocará uma descida das temperaturas para “valores próximos do normal para a época”, a partir de quarta-feira.
“A persistência deste fluxo do quadrante sul ao longo dos restantes dias da semana permitirá a chegada de massas de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, num padrão usualmente conhecido como rio atmosférico”, explicou o IPMA.
Poderá também ocorrer “diversos períodos de precipitação persistente”, que pode ser “por vezes forte, acompanhada de trovoada, e de vento forte no litoral e terras altas”.