No passado dia 20 de outubro, o PS de Vieira do Minho reuniu com a Câmara Municipal para apresentar um conjunto de propostas a serem incluídas no Orçamento para o ano de 2023. De forma séria, rigorosa e construtiva, os Socialistas Vieirenses apresentaram 12 propostas que consideram essenciais para que a Câmara seja um motor do desenvolvimento local e garanta um futuro mais digno para todos os que cá queiram viver e trabalhar.
A isenção extraordinária da tarifa fixa da água, do saneamento e do lixo foi uma das medidas defendidas pelos socialistas. Para Pedro Pires, Presidente da Comissão Política do PS, esta é uma forma de “ajudar as famílias Vieirenses no contexto de inflação. A Câmara deve apoiar as famílias complementando os apoios que o Estado está a dar.”
A oposição apresentou também a ideia da criação um complexo desportivo que possa servir as camadas jovens do Vieira Sport Clube e outras associações desportivas. O complexo deveria ser criado na zona do antigo campo de treinos do VSC unindo-o ao campo de futebol de alcatrão da Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo e estar direcionado para a prática de vários desportos, não se cingido exclusivamente ao futebol.
Desta forma, teríamos um equipamento que serviria a formação do VSC, a comunidade escolar e aos Vieirenses em geral.
O PS defendeu o aumento do investimento na rede de saneamento por todo o concelho, assim como o alargamento da cobertura da rede pública de abastecimento de água e requalificação de condutas da rede de água existentes por forma a reduzir substancialmente as perdas. O PS relembra que Vieira do Minho é um dos concelhos do país com mais perdas de água na rede pública, sendo urgente corrigir esse problema.
Os Socialistas propuseram ainda a pavimentação da estrada que liga a Sra. Da Fé a Salamonde, a duplicação dos orçamentos das Juntas de Freguesia e a construção do Centro Municipal de Recolha de Animais de Companhia.
Promover a construção e reabilitação de habitação, destinada ao arrendamento de baixo custo para jovens foi outra das propostas apresentadas pela concelhia do PS para o Orçamento de 2023, assim como o aumento do investimento na promoção turística do concelho e a criação de um apoio à criação de emprego.
Tendo em conta que a Câmara está a avançar com a construção de uma creche em Rossas e protocolou com a Santa Casa de Misericórdia a criação de uma creche em Cantelães, o PS defendeu a construção de outra creche municipal na zona do Cávado, para servir as populações daquela zona do concelho.
Os Socialistas consideraram ainda haver uma grande lacuna ao nível da programação cultural e, por isso, defenderam o desenvolvimento de um verdadeiro programa cultural na sede do concelho, bem como a descentralização de parte desses eventos culturais para que possam ser apresentados também nas freguesias do concelho.
Com a apresentação destas propostas, que seriam uma enorme mais valia para todos os Vieirenses, o PS local deixa bem vincado que o seu único interesse é o bem comum e que assim continuará, através de uma oposição séria, credível, competente e construtiva.