Rafael Martins marcou o único golo da partida. Bracarenses perdem segundo jogo consecutivo em casa.

Sp. Braga foi hoje derrotado pelo Casa Pia (1-0) na 12.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. Em Braga, um golo do avançado brasileiro Rafael Martins, aos 23 minutos, garantiu o triunfo da equipa sensação do campeonato, num jogo em que os bracarenses desperdiçaram um penálti aos 74, por Ricardo Horta.

Os minhotos caem para o terceiro lugar e fizeram uma exibição aquém do que já mostraram esta época, ao que não será alheia a forte densidade competitiva das últimas semanas (jogou quinta-feira para a Liga Europa), sendo que, aos 74 minutos, Ricardo Horta falhou uma grande penalidade.

O equilíbrio marcou o início da partida, com o primeiro sinal de perigo a pertencer à equipa da casa: André Horta intercetou um mau passe de Neto e assistiu Vitinha que, em boa posição, rematou cruzado – Ricardo Batista defendeu com dificuldade (22).

No minuto seguinte, o Casa Pia adiantou-se no marcador com Rafael Martins, nas costas de Niakaté, a cabecear sem apelo após um grande cruzamento de Leonardo Lelo da esquerda.

À passagem da meia hora, contrariedade para o Casa Pia com Fernando Varela a ficar lesionado após levar em cheio na cara com um remate violento de Iuri Medeiros. Após largos minutos de assistência pelas equipas médicas de ambos os clubes, o central saiu em maca e foi substituído por Léo Bolgado (34).

Abel Ruiz cabeceou ao lado no ‘coração’ da área (35), mas, a terminar a primeira parte, o Casa Pia quase fez o segundo – Matheus, com uma grande defesa, enviou para canto o remate de Neto (45+5).

O Braga surgiu com Banza no lugar de Abel Ruiz após o intervalo, mas a primeira ocasião de perigo surgiu para os visitantes, com Rafael Martins a rematar de primeira após mais uma fuga de Godwin pela esquerda, mas André Horta deu o corpo ‘às balas’ (50).

No início da segunda parte, ambas as equipas podiam ter marcado, com Vitinha (52 e 57) em destaque no Braga e a ‘seta’ Godwin e Diogo Pinto no Casa Pia (57 e 59).

O Casa Pia fez uma dupla substituição pouco depois, com Filipe Martins a lançar Antoine e Natel que, poucos minutos depois, se lesionou e teve que sair.

Álvaro Djaló, lançado aos 57 minutos, entrou muito bem no jogo e, aos 69 minutos, obrigou Ricardo Batista a grande defesa.

Logo a seguir surgiu o lance do penálti, com Banza, com um toque acrobático, a isolar Iuri Medeiros e Léo Bolgado a derrubá-lo: Ricardo Batista defendeu o remate de Ricardo Horta, impedindo o golo 100 ao internacional português pelo Braga (74).

Aos 85 minutos, novo duelo entre Ricardo Horta e Ricardo Batista com outra grande intervenção do guardião.

O Casa Pia defendia muito e bem (é a segunda melhor defesa da prova, a par do FC Porto) e contra-atacava menos, mas podia ter marcado por duas vezes, ambas por Antoine (86 e 90+6).

O SC Braga já tinha perdido todo o discernimento e só mais um fogacho de Álvaro Djaló voltou a animar as bancadas (90+7).

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (0-1) frente ao Casa Pia:

«Hoje faltou eficácia. Perdemos dois jogos em casa por 0-1 e fizemos mais de sessenta remates à baliza. Quer num quer noutro tivemos muito caudal ofensivo, mas falando deste jogo, faltou eficácia. Procurámos desde início o golo e não aconteceu, quando assim é a responsabilidade é nossa. Custa a nossa falta de eficácia com as oportunidades que tivemos».

«Vi uma primeira parte um Sp. Braga a entrar muitas vezes na área contrária. Não me deixo embalar por palavras bonitas. Tivemos claramente as melhores oportunidades, o maior número de oportunidades. Tivemos quinze minutos de descontos, mas a verdade é que as quebras pesam para quem quer ter intensidade de jogo. Na justiça da análise que tem de ser feita para esta equipa, vimos uma equipa dominadora, a empurrar o adversário para trás, há uma eficácia de 100 por cento do adversário na primeira parte, e nós com seis homens de ataque permitimos mais uma ou outra ocasião, mas não falem em oportunidades que não tivemos. Tivemos uma série de oportunidades».

[Plano B?] «Trabalhar é, seguramente, a palavra de ordem. Não falaríamos disto se tivéssemos ganho, mas deu muito trabalho o que fizemos para chegar onde chegámos».

Declarações de Filipe Martins, treinador do Casa Pia, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (0-1) sobre o Sp. Braga:

 «Jogámos contra o segundo melhor ataque deste campeonato. Sabemos que tem um jogo interior muito forte, tivemos o mérito de neutralizar a entrada da área, e tirando o penálti e um ou outro lance, mantivemos o Braga longe da nossa baliza, entre aspas. Não tivemos pernas para a estratégia muito cedo, o Godwin quebrou muito cedo, e quando quisemos mexer não tivemos opções. Não conseguimos pressionar tão alto como conseguiríamos e começámos a baixar. Levámos três pontos, mas uma fatura um bocado pesada em termos de toques».

[23 pontos ao fim de doze jornadas]. Pode parecer cassete, mas não é. Não nos tira os pés do chão. Estamos muito satisfeitos, o nosso objetivo é chegar rapidamente aos 36 pontos, parece-me que, mesmo com o play-off, pode dar a manutenção, e a partir daí desfrutar do campeonato. É um segredo que temos, desfrutar de cada jogo. Um jogador ou outro pode realçar-se de vez em quando, mas ainda hoje se viu um coletivo forte e a nossa equipa vale por isso».

Dois jogadores do Casa Pia no hospital

o azar voltou a bater à porta do Casa Pia. Na segunda parte, o extremo Léo Natal deixou o relvado de maca depois de ter sofrido uma lesão grave, como mais tarde confirmou o treinador Filipe Martins. Depois do apito final, o guarda-redes Ricardo Batista, adiantou a Sport TV, dirigiu-se à ambulância que se encontrava no interior do Estádio Municipal de Braga, com fortes dores no peito, mas tudo não passou de um susto.

Ficha de Jogo

Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Casa Pia, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcador:

0-1, Rafael Martins, 23 minutos.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Fabiano (Victor Gómez, 80), Tormena, Niakaté, Sequeira (Racic, 73), Al Musrati, André Horta (Álvaro Djaló, 57), Iuri Medeiros (Rodrigo Gomes, 80), Ricardo Horta, Abel Ruiz (Banza, 46) e Vitinha.

(Suplentes: Tiago Sá, Victor Gómez, Paulo Oliveira, Castro, Racic, Álvaro Djaló, Rodrigo Gomes, Diego Lainez e Banza).

Treinador: Artur Jorge.

– Casa Pia: Ricardo Batista, Vasco Fernandes, Fernando Varela (Léo Bolgado, 34), Zolotic, Lucas Soares, Yan Eteki, Neto (Cuca, 68), Leonardo Lelo, Diogo Pinto (Antoine, 61), Godwin e Rafael Martins (Natel, 61, Derick Poloni, 68).

(Suplentes: Lucas Paes, Eduardo Ferreira, João Nunes, Léo Bolgado, Derick Poloni, Antoine, Cuca, Vitó e Natel).

Treinador: Filipe Martins.

Árbitro: Luís Godinho (Évora).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Iuri Medeiros (já depois do fim da primeira parte), Yan Eteki (59), Léo Bolgado (72), Tormena (83), Cuca (90+3).

Assistência: 13.004 espetadores.