Recém-eleito presidente do Brasil passa por Portugal depois da viagem ao Egito, para marcar presença na COP27.

uiz Inácio Lula da Silva vai mesmo passar por Portugal, fazendo escala pelo nosso país após a passagem pela cimeira da COP27, que decorre Egito. A notícia foi confirmado pelo Notícias ao Minuto junto do gabinete do primeiro-ministro, em São Bento.

Lula da Silva deverá aterrar em Portugal ainda este mês, para visitar o país durante os dias 18 e 19 de novembro.

O jornal on-line, Notícias ao Minuto tinha contactado durante a tarde o gabinete de comunicação de António Costa, que confirmou que existia a possibilidade de o líder brasileiro visitar o país.

Já a equipa da Presidência da República referiu, durante a tarde, que “oficialmente, não tem informações sobre isso”. A confirmação por parte do gabinete do primeiro-ministro surgiu depois do contacto com a equipa de Marcelo Rebelo de Sousa.

A notícia da vinda de Lula da Silva foi inicialmente avançada pelo Expresso, na segunda-feira, junto da assessoria do líder do Partido dos Trabalhadores brasileiro.

Lula da Silva vai estar na conferência climática entre os dias 16 e 17 de novembro. O recém-eleito presidente brasileiro mostrou vontade em fazer, rapidamente, aquilo que Bolsonaro nunca fez: visitar Portugal e as autoridades portuguesas.

O vencedor das eleições presidenciais brasileiras também salientou que quer fazer mais viagens internacionais, numa tentativa de devolver poder diplomático ao Brasil depois de um certo afastamento por parte de Jair Bolsonaro. O ainda presidente brasileiro acabou por visitar mais os seus aliados na política conservadora internacional, como Vladimir Putin ou Viktor Orbán