Artur Jorge, treinador do Braga, adiantou que Sequeira está apto para jogar após ausência de três semanas

Na antevisão da receção, este sábado, ao Trofense, Artur Jorge revelou que Sequeira “tem treinado integrado e está apto” para o jogo da primeira jornada do grupo D da Taça da Liga. O defesa-esquerdo sofreu uma lesão muscular na receção ao Casa Pia, no dia 6 deste mês, falhando os últimos dois jogos – com o Moreirense, para a Taça de Portugal, e com o Portimonense, no Algarve, para o campeonato,

Entrada na Taça da Liga, com o Trofense: “É uma competição que nos diz muito. Estamos inseridos num grupo equilibrado e difícil, com três equipas de I Liga [além do Braga, também Casa Pia e Paços de Ferreira], uma da II Liga e temos de olhar para este adversário e para este grupo com o máximo respeito para olhar para os objetivos e que é procurar ultrapassar a fase de grupos.”

O Braga já ganhou a Taça da Liga por duas vezes, em 2013 e 2020. Já se imaginou a levantar o troféu? “Esta é uma competição que diz muito ao Braga por ter vencido a prova duas vezes e tem tido um registo interessante em finais. E é uma competição que, este ano, acrescenta valor, pois noutros anos temos tido uma Taça da Liga em simultâneo com o campeonato, o que cria algum desgaste acumulado. Permite-nos estar a competir no momento em que estaríamos parados face ao Mundial. É uma competição que traz valor à nossa planificação e à nossa temporada. Obviamente temos a intenção de fazer melhor e o melhor será sempre por nós e por todos os que gostam do Braga.”

Esteve quase duas semanas sem competição oficial: “Foi uma oportunidade de assimilar processos, de termos treino, de trabalho para a nossa ideia de jogo. Além disso, de poder avaliar outras possibilidades, de poder potenciar um ou outro jogador ou tornar a equipa mais competitiva, dotando a equipa de atuar de outras formas nos jogos. Foi um período interessante para nós. Tivemos a paragem completa, demos descanso aos jogadores e estou muito satisfeito com o que conseguiram até aqui, com um registo interessante e positivo.”

Análise ao Trofense: “Este é um grupo equilibrado. O Trofense é uma equipa de II Liga, mas se nos distrairmos roubam-nos a possibilidade de atingirmos o objetivo. Tive o cuidado de falar com os jogadores sobre isso, face ao desleixo que pode haver. Há exemplos na Taça de Portugal e estamos precavidos para este adversário. Mudou de treinador, mas conhecemos a forma como tinham vindo a jogar, como o Casquilha treinou nas épocas anteriores e se vamos encarar o jogo com toda a seriedade.

Estreia de Jorge Casquilha é uma motivação para os jogadores do adversário? “Com um período de tempo curto o que mais influencia é a parte anímica. A equipa quer mostrar ao treinador que consegue fazer mais e melhor e estamos preparados para isto, para corresponder a isso.”

A possível variabilidade na equipa pode acontecer já neste jogo? “Teremos a capacidade de, acima de tudo, estarmos mais preparados, não em cima do improviso, mas do treino em si. Tudo para responder de forma diferente, em sistemas e dinâmicas diferentes face ao adversário e ao resultado. Estarmos, no fundo, mais preparados para dar resposta aos desafios.”