Num jogo disputado, o Moreirense garantiu uma importante vitória sobre o Arouca, consolidando assim o sexto lugar na classificação da I Liga portuguesa de futebol.

Um golo precoce de Hernâni Infande assegurou hoje a vitória do Moreirense sobre o Arouca, por 1-0, num confronto da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Os “cónegos”, ocupando o sexto lugar, aumentam a sua vantagem para o sétimo lugar para oito pontos, precisamente ocupado pela equipa de Arouca.

Sem David Simão, suspenso, e Mujica, lesionado na mão direita, o Arouca sentiu as ausências e não conseguiu resistir às dificuldades impostas pela equipa da casa.

O golo surgiu cedo, aos 10 minutos, quando Hernâni Infande, no meio dos defesas, cabeceou para a baliza do Arouca após um cruzamento de Frimpong pela esquerda.

Apesar de ter mais posse de bola, as oportunidades de golo foram escassas para a equipa de Daniel Sousa.

Aos 40 minutos, o Arouca chegou perigosamente perto da baliza do Moreirense. Cristo Gonzaléz rematou à entrada da área, mas Maracás travou o remate, que forçou uma difícil defesa de Kewin.

Antes do intervalo, Rui Borges foi forçado a fazer uma substituição devido à lesão de Hernâni Infande, que saiu do campo de maca após um lance com Montero.

Na segunda parte, o Moreirense manteve a vantagem com alguma tranquilidade, enquanto o Arouca lutava para criar oportunidades claras de golo.

A dez minutos do final, Ponck quase comprometeu o Moreirense ao perder a bola para Morozov, mas o remate do jogador do Arouca saiu mal e foi defendido por Kewin.

Apesar dos esforços do Arouca para igualar o marcador, o Moreirense manteve-se sólido defensivamente e garantiu os três pontos.

Declarações de Rui Borges, treinador do Moreirense, na sala de imprensa do Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, após a vitória (1-0) frente ao Arouca:

«Entrámos muito bem, nos primeiros 25 minutos fomos intensos, muito pressionantes, chegámos ao golo com qualidade e com mérito. Depois baixámos um pouco, sentimos um pouco o bafo do calor, esse impacto, baixámos um pouco as linhas, mas sem dar lances de perigo ao adversário. Na segunda parte podíamos ter chegado ao 2-0, tivemos situações para isso e deixámos o Arouca acreditar, que foi pegando um pouco mais no jogo. Nos últimos minutos baixámos mais um pouco as linhas, mas conseguimos controlar o jogo e não têm nenhum lance de perigo, um remate enquadrado com a baliza. Merecemos a vitória».

[Hernâni Infande lesionado] «Pessoalmente acho que deveria ter ido ver as imagens, penso que sim. Foi um lance arrepiante. Espero que não seja nada grande, é um miúdo, passou por um calvário, tem o sintoma mental, é normal, acredito que seja uma entorse, tenho fé que seja uma pequena entorse, apesar das imagens serem bravas, fiquei muito feliz por o golo ser feito por ele, o miúdo passou por um calvário com uma lesão, trabalhou bem, mereceu a oportunidade e fez o que lhe competia. Fico triste por ter saído por este motivo e com fé que recupere rapidamente».

[Classificação. Passo decisivo para o sexto lugar?] «Não digo que seja um passo decisivo, mais do que olhar para o sexto, não olhava pata trás para o Arouca, a nossa atenção é olhar para cima. A distância já é relativa, está difícil fazer três pontos, as equipas estão a dar a vida pelos pontos, há muita gente a precisa de pontos, e os jogos vão ser cada vez mais difíceis».

Declarações de Daniel Sousa, treinador do Arouca, na sala de imprensa do Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, após a derrota (1-0) frente ao Moreirense:

«Foi um jogo que não entrámos bem e isso custou-nos muito, com responsabilidade nossa. Depois custou a entrar no jogo, tivemos dez a quinze minutos com bolas perdidas, não estávamos a conseguir ligar o jogo. Estávamos a entrar no jogo no final da primeira parte, mas depois veio intervalo. A forma como o Moreirense se organizou, os espaços, dificultou a nossa tarefa».

[Sexto lugar a oito pontos?] «Se há dois meses me perguntasse se era impossível estar em sétimo dizia isso. Não é uma questão de olhar a longo prazo, temos de estar focados no Farense, temos duas semanas para isso, vamos descansar um pouco. Esta equipa vem de uma época longa, precisa destas pausas para descansar um pouco. E temos de trabalhar, porque há coisas a trabalhar».

[Agarrada à ideia de jogo sem plano B?] «Quer o jogo com o Sporting quer o jogo com o Porto são as circunstâncias do jogo que fazem os planos. São dois exemplos. Com a saída do Mujica e do David Simão mudam as características, tentámos, mas faltou profundidade, normalmente o Mujica dá isso, mas tentámos de outra forma. Tentámos manter o nosso padrão, o que fazemos e o que normalmente vimos a fazer. Não fizemos o que queríamos, mas há mérito do adversário».

[Mujica] «Partiu a mão, estivemos até à última a ver se podia jogar, dependia muito da sensação dele, não estava confortável e acabou por não jogar, obviamente que com proteção».

Ficha de Jogo

Jogo disputado no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.

Moreirense – Arouca, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores

1-0, Hernâni Infande, 10 minutos.

Equipas

– Moreirense: Kewin, Fabiano, Ponck, Maracás, Frimpong, Ofori (Ismael, 80), Franco, Camacho (Pedro Amador, 80), Alan (Castro, 80), Hernâni Infande (Kodisang, 45+1) e Mingotti (Nlavo, 63).

(Suplentes: Caio Secco, Marcelo, Dinis Pinto, Pedro Amador, Ismael, Castro, Matheus Aias, Kodisang e Nlavo).

Treinador: Rui Borges.

– Arouca: Arruabarrena, Tiago Esgaio, Montero, Galovic (Busquets, 67), Weverson (Puche, 57), Kouassi, Pedro Santos (Marozau, 78), Jason, Sylla (Pedro Moreira, 78), Lawal (Quaresma, 56) e Cristo González.

(Suplentes: João Valido, Bogdan Milovanov, Quaresma, Hamache, Pedro Moreira, Busquets, Trezza, Marozau, Puche).

Treinador: Daniel Sousa.

Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Kouassi (19), Ofori (26).

Assistência: 1.664 espetadores.