Com golos de Jota e Tiago Silva, vimaranenses asseguram vitória fora de casa e mantêm-se na corrida pelo quarto lugar da classificação da I Liga portuguesa de futebol.

O Vitória SC assegurou uma vitória importante fora de casa contra o Desportivo de Chaves, por 2-1, em jogo da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. Os golos foram marcados por Jota e Tiago Silva, este último através de uma grande penalidade.”

Numa partida onde o Vitória se adiantou no marcador com um cabeceamento certeiro de Jota Silva aos 20 minutos, a resposta do Desportivo de Chaves não tardou, com Héctor Hernández a repor a igualdade três minutos depois.

Na segunda parte, Tiago Silva converteu uma grande penalidade aos 63 minutos, garantindo a vitória para os vimaranenses. Apesar dos esforços do Desportivo de Chaves, que obrigou o guarda-redes do Vitória, Charles, a algumas boas defesas, não conseguiram evitar a derrota.

Com este resultado, o Vitória SC mantém-se na luta pelo quarto lugar da tabela, consolidando a sua posição no quinto posto, com 50 pontos. Já o Desportivo de Chaves continua na última posição da classificação, somando quatro jogos seguidos sem vencer

Álvaro Pacheco, treinador do Vitória de Guimarães, na sala de imprensa, após a vitória por 2-1 na visita ao Desportivo de Chaves, na 26.ª jornada da Liga:

«Entrámos com o objetivo de chegar ao golo rápido e conseguimos, mas o Chaves esteve muito bem. Não fomos tão criteriosos, mas mostrámos caráter e determinação em busca da vitória e conseguimos chegar de novo ao golo. Sabíamos que o Chaves ia apostar na segunda bola e conseguimos ser inteligentes. Pecámos por não fazer mais um golo, mas estamos felizes e satisfeitos pelo que conseguimos e o objetivo era claramente os 50 pontos. Ainda temos muita coisa para ganhar e temos de ter os pés bem no chão.»

«[Jota Silva na seleção] É uma história bonita e quem o conhece sabe que é resiliente e merecida. Acredito que o Vitória pode dar ainda mais jogadores à seleção. Eu preferia não ter paragem que esta equipa gosta é de jogar e competir, mas agora o importante é pensar no próximo jogo e criar um inferno branco.»

Moreno, treinador do Desportivo de Chaves, na sala de imprensa, após a derrota por 2-1 na receção ao Vitória de Guimarães, na 26.ª jornada da Liga:

«O jogo foi decidido em detalhes, no penálti, mas até aí estivemos bem. Julgo que estivemos melhores até esse lance. Tirou-nos do jogo. Existe um lance discutível com o [João] Correia que nos lançava no jogo, mas continuo a dizer que foi por detalhes. Não somos das melhores equipas do campeonato e isso não nos torna inferiores, mas merecíamos mais. Sempre disse que não ia ser fácil, mas não deitamos a toalha ao chão. Não ando a enganar ninguém. Vai ser difícil, cada vez mais à medida que os jogos vão passando, mas continuamos a acreditar no trabalho sério.»

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em Chaves.

Desportivo de Chaves – Vitória SC, 1-2.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores

0-1, Jota Silva, 20 minutos.

1-1, Héctor Hernández, 23.

1-2, Tiago Silva, 63 (grande penalidade).

Equipas

– Desportivo de Chaves: Hugo Souza, Ygor Nogueira, Vasco Fernandes, Júnior Pius, Carraça (João Correia, 73), Dário Essugo (Jô Batista, 79), Guima (Pedro Pinho, 64), Benny (Sanca, 73), Rúben Ribeiro, Héctor Hernández e Raphael Guzzo (Kelechi, 79).

(Suplentes: Rodrigo Moura, Paulo Víctor, Sanca, Pedro Pinho, Steven Vitória, Kelechi, Morim, João Correia e Jô Batista).

Treinador: Moreno.

– Vitória SC: Charles, Manu, Borevkovic, Tomás Ribeiro, Bruno Gaspar (Miguel Maga, 87), Händel (Adrian Butzke, 82), João Mendes (André André, 87), Tiago Silva, Ricardo Mangas, Jota Silva (Nuno Santos, 82) e Nélson Oliveira (Kaio César, 70).

(Suplentes: Rafa, Miguel Maga, Mikel, André André, Adrian Butzke, Zé Carlos, Kaio César, Alberto e Nuno Santos).

Treinador: Álvaro Pacheco.

Árbitro: Gustavo Correia (AF Porto).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Dário Essugo (33), Guima (57), Hugo Souza (60), Nélson Oliveira (68), Kaio César (78) e André André (90).

Assistência: 4.005 espetadores.