Braga mostrou que quer ser Capital Europeia da Cultura em 2027

“Braga mostrou que quer ser Capital Europeia da Cultura e temos as mais altas espectativas de que podemos atingir esse objectivo. A Cidade fez tudo o que estava ao seu alcance para apresentar uma candidatura excepcional, uma candidatura dos Bracarenses, de todo o Concelho, mas também de toda a região e da Eurorregião. Esta candidatura mobilizou apoios a todos níveis no Norte de Portugal e em toda a Galiza assumindo-se como um excelente desafio para aquilo que a Europa deve ser no futuro, onde a Cultura desempenha um papel fundamental”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

‘Tempo de Contemplação’ é o tema da candidatura Bracarense, cujo programa artístico da é composto por 48 projectos divididos pelos quatro pilares da candidatura: empatia, deambulação, desassossego e criação. Estão ainda previstos seis eventos de natureza mais festiva apelidados de “celebração”. Mais de 85% dos projectos são de carácter regional e cerca de 45% fomenta a cooperação transfronteiriça, juntando parceiros do Norte de Portugal e Galiza.

“Em Braga olhamos para a Cultura como um veículo de transformação da sociedade e do nosso território em todas as suas dimensões e achamos que merecemos indiscutivelmente este título”, concluiu Ricardo Rio. 

Braga é uma das quatro cidades finalistas candidatas ao título de Capital Europeia da Cultura 2027, juntamente com Aveiro, Évora e Ponta Delgada.

Entre os dias 5 e 6 de Dezembro terá lugar, em Lisboa, uma nova audiência das cidades finalistas, estando a audiência de Braga marcada para dia 6 durante a manhã. No dia 7 de Dezembro será conhecido o nome da cidade portuguesa que irá receber o título de Capital Europeia da Cultura em 2027.