Alunos de oito nacionalidades de uma turma do 10.º ano da Secundária de Maximinos, em Braga, pintaram um mural no edifício da escola que sensibiliza para os temas da inclusão e da interculturalidade, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município de Braga refere que os “artistas” são do Afeganistão, Angola, Argentina, Benim, Brasil, Colômbia, Síria e Portugal.

O projeto é o resultado da nova Residência Artística Fenda Academy, promovida pela divisão da Cultura do município de Braga, com direção artística da Cosmic Burger e envolvendo o Agrupamento de Escolas de Maximinos.

A iniciativa conta com a colaboração do artista bracarense Rafael Soares Alves, também conhecido como Ra.so.al, que está a trabalhar com esta turma, criando um mural multicultural em espaço escolar.

Os alunos estiveram em residência artística desde o início de março, sendo que durante o processo tiveram acesso a um leque de formações de diversas técnicas de arte urbana, como a pintura em stencil ou o grafiti.

“O resultado está agora à vista de todos, sendo visível através das cores e das formas o tema da inclusão e da interculturalidade”, acrescenta o comunicado.

Diz ainda que o projeto teve como objetivo aproximar a comunidade escolar da criação e produção artística, no domínio das artes visuais, estimulando uma cidadania mais ativa, esclarecida e inclusiva.

Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, “o resultado deste projeto é o reflexo dos seus protagonistas, alunos oriundos de diferentes lugares do mundo que utilizaram linguagens diversas e culturas artísticas muito próprias em prol de um projeto único e comum a todos”.

O autarca salientou ainda a importância da iniciativa na “sensibilização da diversidade cultural e da interculturalidade como uma mais-valia para a sociedade e para o indivíduo”.

“A expressão artística pode e deve ser um caminho para o sentido de pertença de cada um na comunidade”, referiu.

Para o responsável da Cosmic Burger, Francisco Quintas, “o projeto foi um sucesso, proporcionando uma experiência única para os alunos envolvidos, bem como para o artista, que teve a oportunidade de partilhar a sua arte com quem sabe, uma próxima geração de artistas”.

“A colaboração multicultural trouxe novas ideias e perspetivas ao processo criativo, resultando num mural incrivelmente colorido e vibrante que capta a diversidade cultural da escola”, adiantou.

Integrada no “ATLAS — Programa de Mediação Cultural”, promovido pelo município de Braga e alinhado com a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030, a criação vai ser apresentada à comunidade na quarta-feira.