UMinho distinguida com o Prémio Erasmus+ Boas Práticas 2022

A Universidade do Minho foi hoje distinguida com o Prémio Erasmus+ Boas Práticas 2022 – Ensino Superior, atribuído pelas agências nacionais Erasmus+ Educação e Formação e Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade. O prémio deve-se ao projeto de mobilidade internacional “UMove (ME)”, que possibilitou a concretização de 185 mobilidades de estudantes, docentes e técnicos em instituições de ensino superior de 33 países.

O galardão foi entregue à vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica da UMinho, Filomena Soares, e à diretora do Serviço de Apoio à Internacionalização da UMinho, Ana Esteves. A cerimónia decorreu na Figueira da Foz e laureou os projetos nacionais mais inspiradores para a comunidade Erasmus+ nas várias ações financiadas pelo Programa.

Em concreto, o projeto “UMove (ME)” permitiu afirmar a internacionalização das instituições parceiras, partilhar conhecimentos nos ciclos de estudos e nas práticas de investigação, bem como dar a conhecer diferentes realidades e dinâmicas aos participantes, contribuindo para uma aprendizagem acentuada a nível profissional e sociocultural. As mobilidades envolveram 35 estudantes, 76 docentes e 74 técnicos. “Esta iniciativa insere-se na missão da UMinho em gerar e em aplicar o conhecimento, promovendo a educação superior e a ciência, tendo por base questões como sustentabilidade, ética, solidariedade e criatividade”, referiu a vice-reitora Filomena Soares.

Vários prémios

A UMinho tem obtido várias distinções das agências nacionais Erasmus+ nos últimos anos. Recebeu o prémio Projeto Inspirador Erasmus+ 2019, pelo projeto “University of Minho Overseas Mobility Experience – UMove (ME)”; o Prémio Boas Práticas Erasmus+ 2020, pelo projeto “Higher Education Student and Staff Mobility”; o Prémio Inclusivo E+ 2021 – Ensino Superior, pela dinâmica do seu Serviço de Apoio à Internacionalização no apoio aos estudantes de mobilidade com necessidades especiais; e o Prémio Inclusivo Erasmus+ 2022 – Ensino Superior, pelo projeto “SOS Digital – Providing Support to Students in Distress”. A UMinho renovou também, com avaliação de “Excelente”, a Carta Erasmus para 2021/2027, considerada um selo de qualidade para a cooperação internacional no ensino superior.