Isabel Estrada Carvalhais, décima efetiva da lista do Partido Socialista nas últimas eleições europeias já assumiu o cargo de eurodeputada no passado dia 03 de setembro, participando estes dias na primeira sessão plenária da assembleia europeia após uma interrupção para férias (desde julho passado) e que decorre na cidade francesa de Estrasburgo até quinta-feira.

Isabel Carvalhais, docente há 22 anos na Universidade do Minho (UMinho), substituiu em circunstância trágicas o eurodeputado André Badford, que perdeu a vida em julho último após batalha contra doença prolongada. Carvalhais manifestou, durante a campanha, uma especial atenção às tradições e aos concelhos de interior, fazendo agora parte de uma comissão relacionada com o mundo rural.

Aos 46 anos, a professora de Ciência Política e Relações Internacionais será membro efetivo da comissão parlamentar da Agricultura e Desenvolvimento Rural e suplente das comissões do Desenvolvimento Regional e das Pescas. Integrará também as delegações da assembleia europeia para as relações com os Estados Unidos e o Canadá.