Guimarães bem posicionado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência

Na habitual Conferência de Imprensa do final da Reunião do Executivo Municipal, que decorreu esta quinta-feira na Sala da Reuniões dos Paços do Concelho, Domingos Bragança, Presidente da Câmara, disse aos jornalistas que o Município de Guimarães, quando comparado com os municípios vizinhos, está bem posicionado no processo das candidaturas, da sua iniciativa e responsabilidade, e aprovação dos fundos europeus provenientes do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. “Naquilo que diretamente diz respeito ao Município de Guimarães, todos os projetos que candidatámos ao PRR foram aprovados”, disse.

A propósito dos valores que são atribuídos a Guimarães, e no caso das candidaturas efetuadas por empresas do concelho, o Presidente da Câmara foi claro ao referir que as Agendas Mobilizadoras para o investimento do PRR foram desenhadas com base numa lógica que se direciona para as “grandes e muito grandes empresas”, sendo essas empresas as que lideram os consórcios.

“No caso de Guimarães, cujo tecido empresarial assenta numa lógica de milhares de micro, de pequenas e médias empresas, todos os valores das candidaturas estão contabilizados nos municípios onde as empresas que são líderes dos consórcios têm a sua sede fiscal. Há muitas empresas de Guimarães que fazem parte dos projetos de investimento que serão financiados pelo PRR, mas que cujos valores são indexados aos municípios das empresas líderes dos consórcios. Talvez não se saiba, mas, por exemplo, muita da investigação para o grupo Bosch é feita aqui em Guimarães e se gostávamos de ter esta empresa estrela em Guimarães, obviamente que sim. Continuaremos a trabalhar com insistência e persistência para afirmar o nosso cluster têxtil, mas também para a afirmação da diversificação industrial e da criação do cluster da saúde e biotecnologia, alicerçado no Instituto Cidade de Guimarães, no Avepark”, frisou Domingos Bragança.