A Braval é a empresa responsável pela valorização e tratamento dos resíduos de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde.

Em comunicado, a empresa adianta que foram recolhidas 7.500 toneladas de embalagens de vidro, mais 282 toneladas do que em 2021, um aumento de 3,9%, o que poderá ser parcialmente explicado pela retoma de atividade da restauração, de festas, arraiais e outro tipo de celebrações.

Foram recolhidas 7.793 toneladas de Papel/Cartão e 2.983 de embalagens de Plástico e Metal, encaminhados para a estação de triagem, menos 153 toneladas, uma diminuição de 1,4%. Esta redução poderá estar relacionada com a crescente legislação que diminui a quantidade de plásticos de uso único.

A recolha de óleos alimentares usados, diminuiu 8%, foram recolhidos 65.027 litros, menos 5.247 relativamente a 2021, podendo ser explicado pelo aumento do custo do óleo alimentar.

Nos contentores instalados nos cemitérios foram recolhidas 138 toneladas de círios e velas, mais seis toneladas do que em 2021, um aumento de 5%.

A recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos voltou a diminuir, foram recolhidas 129 toneladas, menos 24,8%.

Foram recolhidas 8,5 toneladas de Pilhas e Acumuladores, mais 20% do que em 2021.

Relativamente à receção de pneus usados, a quantidade recebida aumentou 170 toneladas, no total foram recebidas 2.079 toneladas de pneus usados.

A valorização energética do biogás produzido no aterro sanitário e na Central de Valorização Orgânica permitiu a introdução de 3.672 MWh de energia na Rede Elétrica Nacional.

Globalmente, 2022 foi, mais uma vez, um ano positivo em termos de reciclagem, no total foram para reciclar 20.630 toneladas de resíduos, mais 130 toneladas.

A Braval felicita a população que tem contribuído para estes resultados, aqueles que separam os seus resíduos, colocando-os nos ecopontos, contribuindo para a preservação ambiental do nosso planeta, relembrado que quanto mais resíduos forem separados para reciclagem, menor será a TGR (Taxa de Gestão de Resíduos) devida pelos municípios, relativamente aos resíduos recolhidos indiferenciadamente e que é entregue ao Estado. O valor da TGR é atualmente de 25€ por tonelada.

Ainda assim, a quantidade de resíduos indiferenciados, depositada no Ecoparque Braval, continua a aumentar, em todos os 6 municípios, um aumento global de 1.162 toneladas, mais 1,1%, para um total de 109.685 toneladas. Destas, cerca de 40% são resíduos recicláveis, ou seja, mais de 43 mil toneladas, que ficam sujeitas ao pagamento de TGR por não terem sido separados na origem, um valor que ultrapassa 1 milhão de euros.