O SC Braga está praticamente fora das provas da UEFA. A formação minhota foi goleada em casa esta noite, pela Fiorentina por 4-0, na 1.ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Conferência.

Os italianos foram sempre melhores mas a expulsão de Tormena, no início do segundo tempo, deixou os minhotos sem reação. Jovic, ex-Benfica, bisou, Arthur Cabral entrou no seu lugar para bisar.

Caído da Liga Europa, onde foi terceiro no Grupo D da Liga Europa, atrás de Union Saint-Gilloise e Union Berlim, quis a sorte que os minhotos tentassem permanecer nas provas da UEFA diante de um dos adversários mais difíceis que lhes podia calhar. A Fiorentina, apesar de ser apenas o 13.º da Serie A, é uma equipa com alguns nomes. A formação de Florença foi obrigada a participar neste play-off por ter ficado na segunda posição do Grupo A da Liga Conferência Europa.

Na Pedreira, Artur Jorge, técnico do Braga, foi obrigado a mexer na equipa, face ao apertado calendário. Da equipa que venceu o Marítimo por 2-1, entraram Tormena, Sequeira, Al Musrati, Ricardo Horta, Iuri Medeiros e Abel Ruiz, jogadores que não foram titlares na Madeira.

A Fiorentina entrou melhor, explorando os corredores laterais dos minhotos, principalmente o lado direito da defesa lusa, com Mandragora, Biraghi e Saponara. Na frente, Luka Jovic ia criando perigo. O antigo avançado do Benfica testou Matheus aos três minutos, num remate acrobático que o guardião minhoto teve de se aplicar para defender.

O guarda-redes do SC Braga ia tendo trabalho… ou inventava-o para si, como acontece aos 24 minutos, quando fez um mau passe e Saponara quase marcava. O avançado ficou com a bola mas acabou por escorregar perto da linha de fundo, permitindo a recuperação do guardião minhoto.

Só aos 29 anos o Braga criou a primeira situação de perigo. Na sequência de uma bola parada, Niakaté saltou mais alto que todos e atirou de cabeça, para defesa incompleta do guarda-redes Terracciano. No mesmo minuto, Abel Ruiz teve o golo nos pés mas Biraghi apareceu para cortar a bola.

A superioridade da Fiorentina deu resultados no primeiro minuto de descontos do primeiro tempo. Biraghi centrou na esquerda, num dos muitos cruzamentos que tirou, e Jovic, solto na área, desviou de cabeça para o 1-0.

Artur Jorge, treinador do SC Braga, tentou algo diferente para a segunda parte, trocando Iuri Medeiros por Bruma. Os minhotos cresceram no jogo mas a subida de rendimento foi travado aos 55 minutos, quando Tormena viu vermelho direto, após falta dura sobre Jovic. O árbitro espanhol Carlos Del Cerro Grande começou por mostrar amarelo mas, alertado pelo VAR, foi rever a jogada no monitor e mudou a cor do cartão. O defesa minhoto nem protestou.

O treinador do Braga tentou equilibrar a equipa, lançando o central Paulo Oliveira no lugar do médio Racic mas, aos 60 minutos, os italianos dobraram a vantagem. Excelente passe de Amrabat para Saponara, que deixou Niakaté para trás anrtes de centrar ao segundo poste onde apareceu Jovic, quase sem ângulo, a encostar para o 2-0.

A perder por 2-0 e com menos um, Artur Jorge tentou proteger alguns jogadores, retirando Ricardo Horta e Abel Ruiz do jogo para fazer entrar Simon Banza e Álvaro Djaló. Pouco tempo depois foi Al Musrati a sair, com queixas, para dar o seu lugar a Castro.

Os 13.041 espectadores em Braga viam a sua equipa sem reação e, pior ficou quando Arthur Cabral fez o 3-0 aos 79 minutos, três minutos depois de render Jovic. O brasileiro recebeu uma bola na área num lançamento, tirou dois adversários do caminho, rodou e rematou, fazendo um golaço. Tudo com a bola no ar. Fantástico!

Aos 90 minutos, o central Niakaté meteu os pés pelas mãos e entregou a bola para Ikoné que sentou Paulo Oliveira e o próprio Niakaté para fazer o 4-0, o seu segundo no jogo. Tudo muito fácil para os de Florença.

Declarações de Artur Jorge, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota pesada por quatro bolas a zero frente à Fiorentina no jogo da na 1.ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Conferência:

«Não fomos capazes de ter um melhor resultado. Algumas circunstâncias do jogo condicionaram-nos. A primeira parte foi equilibrada, com oportunidades de ambas as equipas, mas sofremos o golo a terminar quando já não o deveríamos permitir. Era importante ter a capacidade de termos o jogo aberto ainda na primeira parte e não ter de ir em busca na segunda parte. O lance da expulsão penso que nos afasta da discussão do resultado».

[Golo antes do intervalo é a chave do jogo?] «Não creio que tenha sido só esse momento a chave do jogo. Condiciona-nos, porque vamos a perder para o intervalo, e teríamos de fazer melhor. Acho que o fizemos, nos primeiros minutos, sendo que com dez minutos de jogo, com a expulsão, aí sim marca de forma determinante a forma como não pudemos discutir o resultado. Estamos insatisfeitos com o resultado, mas os meus jogadores fizeram o que foi possível».

Declarações de Vincenzo Italiano, treinador da Fiorentina, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo por quatro bolas a zero sobre o Sp. Braga no jogo da na 1.ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Conferência:

«Penso que interpretamos bem o jogo, estivemos todos concentrados. Os nossos atacantes estiveram bem no jogo, muito concentrados. Perceberam o momento, souberam interpretar o jogo e fizemos o que era necessário. Com a superioridade numérica mantivemos a concentração e conseguimos um bom resultado».

«Estou contente pelo desempenho na partida, com ritmo e dinamismo, sobretudo no ataque, com muita qualidade. Estou feliz, porque hoje conseguimos concretizar as oportunidades que tivemos, porque qualidade temos. Esperemos manter uma boa sequência por mais jogos».

«Demos um passe em frente, mas temos de estar sempre atentos e concentrados. Temos de ser competentes no jogo da 2.ª mão, tal como fomos hoje. Hoje a Fiorentina provou aquilo que é, com forte presença atacante e capacidade para concretizar. Queremos manter no campeonato, como hoje, com esta qualidade e com concentração».

Ficha de jogo

Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Fiorentina, 0-4.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Luka Jovic, 45+1 minutos.

0-2, Luka Jovic, 60.

0-3, Arthur Cabral, 79.

0-4, Arthur Cabral, 90.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Victor Gómez, Tormena, Niakaté, Sequeira, Al Musrati (Castro, 72), Racic (Paulo Oliveira, 58), André Horta, Iuri Medeiros (Bruma, 46), Ricardo Horta (Álvaro Djaló, 68) e Abel Ruiz (Banza, 68).

(Suplentes: Tiago Sá, Joe Mendes, Borja, Serdar, Paulo Oliveira, Castro, Pedro Santos, Pizzi, Álvaro Djaló, Rodrigo Gomes, Bruma e Banza).

Treinador: Artur Jorge.

– Fiorentina: Pietro Terraciano, Lorenzo Venuti (Dodô, 68), Nikola Milenkovic, Igor, Cristiano Biraghi, Sofyan Amrabat, Rolando Mandragora (Jonathan Ikoné, 82), Giacomo Bonaventura, Nicolás González (Gaetano Castrovilli, 82), Riccardo Saponara (Christian Kouamé, 82) e Luka Jovic (Arthur Cabral, 75).

(Suplentes: Salvatore Sirigu, Dodô, Arthur Cabral, Gaetano Castrovilli, Jonathan Ikoné, Aleksa Terzic, Luca Ranieri, Lucas Martinez Quarta, Alfred Duncan, Alessandro Bianco, Antonín Barák e Christian Kouamé).

Treinador: Vincenzo Italiano.

Árbitro: Carlos del Cerro Grande (Espanha).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Lorenzo Venuti (50), Tormena (52), Christian Kouamé (86) e Jonathan Ikoné (89). Cartão vermelho direto para Tormena (55).

Assistência: 13.041 espetadores.