Rali de Vieira do Minho apresentado

Vieira do Minho apresentou, o Rali de Vieira do Minho que vai para a estrada nos dias 24 e 25 de Fevereiro. A prova é organizada em parceria pelo Motor Clube de Guimarães e pelo Município Vieirense.

O momento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, António Cardoso e do Diretor Desportivo e Vice-presidente do Motor Clube de Guimarães, Emanuel Moreira deu a conhecer à comunicação social a prova que irá iniciar a época desportiva 2023 de Ralis de Portugal, voltando o Motor Clube de Guimarães e o Município de Vieira do Minho a acolher a ronda inaugural da temporada, uma prova pontuável para o Campeonato Portugal Clássicos de Ralis, Campeonato de Portugal de Ralis Junior, Campeonato Promo de Ralis, Campeonato Promo Norte, Campeonato Start Norte e Desafio Kumho.

Foi com a expectativa em alta, que a organização apresentou a prova, não escondendo o entusiasmo com o regresso das competições. A organização diz-se confortável com o novo formato da prova minhota que contará com uma especial totalmente nova, à qual se somam as já tradicionais passagens pelos troços da Serra da Cabreira, e a sempre espetacular Super-Especia no parque dos Moinhos.

Na apresentação da prova, o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, estava particularmente feliz por anunciar esta prova de rali, que, já vai para as estradas do concelho nos dias 24 e 25 de fevereiro e que promete ser um verdadeiro sucesso, a julgar pelo número de inscritos que está próximo de atingir o seu record e pela presença de equipa nacionais e internacionais.

Segundo António Cardoso, este rali irá certamente fazer as delicias do público, que julgamos irá acorrer em massa ao nosso concelho para assistir a esta prova de excelência.

António Cardoso mostrou total disponibilidade e recetividade para a realização de provas motorizadas no concelho, dadas as excelentes condições que Vieira do Minho dispõem para a prática da modalidade que vão de encontro às aspirações dos pilotos e, também por considerar que estes eventos desportivos são importantes para a dinamização turística da região.

“Se conjugarmos todos este factores com a nova PEC, designada por ” Nascente do Rio Ave”, que este ano vai integrar a prova, estou certo que estão reunidas todas as condições para ser sucesso”, referiu António Cardoso.

O presidente da Câmara salientou ainda que a prova conta com a participação, até ao momento, de 4 equipas do Concelho. Estas equipas, segundo o Presidente de Câmara “estão dispensadas de pagar inscrição”, de forma a incentivar os pilotos da terra, porque ” Vieira do Minho também é uma terra de pilotos”.

Na conferência de Imprensa o Diretor do Motor Clube garantiu que ” a organização está muito feliz por voltar a ser a prova inaugural dos ralis em Portugal. Com o slogam “É sempre a abrir”, provamos que no Motor Clube de Guimarães gostamos deste desafio que é o de dar inicio aos calendários desportivos.

Emanuel Moreira assegurou que a organização ” está convicta que não faltará emoção numa prova renovada e reforçada com uma nova especial que promete agradar tanto aos pilotos mais experientes, como aos mais jovens que este ano nos visitam nos Campeonatos Júnior e Start”.

Durante a conferência foi apresentado o novo figurino da prova: O Rali de Vieira do Minho terá início na sexta-feira, dia 24 de fevereiro, com a realização da Super-Especial no Parque dos Moinhos, pelas 20h00. Um momento de reencontro entre os motores e o público que certamente, tal como noutros anos, fará encher as bancadas naturais desta zona da vila.

Para o dia seguinte, e por forma a desafiar os pilotos, tem início duas rondas de três troços. As tradicionais especiais da Serra da Cabreira, com as sempre espetaculares passagens por Sra da Fé e Campo de Tiro serão antecedidas da novíssima especial na região do Zebral, a norte de Vieira do Minho. Este será um rali com um total de 72,07km cronometrados (192,08km de distância total) e que, tendo em conta a quantidade de inscritos ao dia de hoje está garantida a animação para todos os amantes da modalidade.

PROGRAMA DO RALI:

Sexta-feira:

20h00 – PEC 1 – Super Especial Vieira do Minho (1,93km)

Sábado:

09h31 – PEC 2 – Nascente do Ave (13,68km)
10h13 – PEC 3 – Campo de Tiro (10,51km)
10h48 – PEC 4 – Senhora da Fé (10,88km)
13h21 – PEC 5 – Nascente do Ave (13,68km)
13h51 – PEC 6 – Campo de Tiro (10,51km)
15h08 – PEC 7 – Senhora da Fé (10,88km)
18h40 – Pódio Final – CM Vieira do Minho