Braga foi a Cidade vencedora do conceituado Prémio de Mobilidade Sustentável da edição de 2022 da Semana Europeia da Mobilidade. O anúncio foi feito ontem, numa cerimónia que teve lugar no Castelo dos Condes, em Gante, na Bélgica.

“Temos feito um trabalho muito intenso para melhorar a mobilidade em Braga e este reconhecimento é mais um estímulo para continuarmos a trabalhar para uma mobilidade cada vez mais sustentável, em benefício de uma melhor qualidade de vida para todos os Bracarenses”, referiu Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga, destacando o compromisso do Município em criar uma melhor envolvência entre pessoas, empresas e escolas e universidades através da mobilidade urbana sustentável.

Lembrando que a cota modal relativa ao transporte individual é “ainda bastante elevada”, Olga Pereira sublinhou que estão a ser construídas ciclovias para que a Cidade “passe a contar com 25km de vias dedicadas”. O investimento no transporte público, com a aquisição de veículos eléctricos (13) e a gás natural (25) foi outro dos temas abordados pela vereadora, adiantando que este ano vão ser adquiridos mais 30 autocarros eléctricos.

“Estamos a investir na mudança de mentalidades e na repartição modal. Com isto esperamos sensibilizar a população para as vantagens de adoptar modos suaves de transporte – como andar a pé e de bicicleta – favorecendo a economia individual e a saúde colectiva, através da diminuição da pegada carbónica”, salientou Olga Pereira. 

Para a atribuição deste prémio, atribuído pela Comissão Europeia, muito contribuiu a cooperação do Município com dezenas de empresas no encerramento de ruas ao trânsito, a dinamização de actividades lúdicas para todas as idades ou a realização de sessões de sensibilização sobre a importância da mobilidade urbana sustentável. A entidade refere ainda que ficou claro também todos os esforços que têm vindo a ser desenvolvidos na implementação de infra-estruturas permanentes para uma mobilidade urbana sustentável.

Entre melhorias na Cidade, é destacado o projecto School Bus nas escolas do Concelho, a criação de ciclovias, novos lugares de estacionamento para bicicletas, tal como um sistema partilhado, o alargamento de zonas pedestres e novos espaços verdes, a modernização da frota de transportes públicos para veículos eléctricos, a redução dos limites de velocidade em zonas escolares, a criação de condições para pessoas com mobilidade reduzida e uma infra-estrutura rodoviária mais segura.

Além de Braga, eram finalistas a este prémio a cidade de Sófia, na Bulgária, e Zagreb na Croácia.

‘Melhores conexões’ foi o tema central da Semana Europeia da Mobilidade que se realizou em Setembro de 2022. À semelhança de anos anteriores, o Município de Braga aceitou o desafio da Comissão Europeia e desenvolveu um programa de actividades que visou a sensibilização dos cidadãos para a mudança de comportamentos em termos de mobilidade sustentável.

De entre as inúmeras actividades realizadas, destaque para a implementação do projecto ‘Eu já passo aqui’, que consiste no alargamento de passeios, eliminação de barreiras arquitectónicas ou a criação de passadeira sobrelevadas; a realização de projectos colaborativos de redistribuição do espaço público; passeios intermodais para a comunidade escolar; um passeio nocturno de bicicletas; a introdução das bicicletas partilhadas; conferências; acções de sensibilização sobre o estacionamento ilegal, entre outras.

De referir que o vencedor do prémio da Semana Europeia da Mobilidade foi escolhido por um painel independente de especialistas em transportes. Através deste prémio, a Comissão Europeia procura reconhecer as autoridades locais que demonstram excelência nas áreas de sensibilização para a mobilidade urbana sustentável. Kassel e Monchengladbach, na Alemanha, Krusevac, na Sérvia, e Lisboa foram algumas das cidades que já foram contempladas com este prémio europeu.