O Hospital de Braga vai aumentar as suas valências através da criação do Serviço de Hematologia, alargando as patologias atualmente tratadas e evitando a transferência de utentes para outras instituições.
A decisão do Conselho de Administração do Hospital de Braga é mais um exemplo da forte aposta na melhoria da qualidade, da eficácia e da eficiência dos serviços prestados aos utentes. Nas palavras da Diretora Clínica, Paula Vaz Marques, “o Hospital de Braga tem um nível de diferenciação tal que obriga à existência de um Serviço de Hematologia, de forma a poder oferecer mais serviços os seus utentes e trata-los em proximidade, evitando que estes tenham que se deslocar a outras instituições para verem o seu problema investigado e tratado”.
A Hematologia Clínica dedica-se ao diagnóstico e tratamento das doenças do sangue e dos órgãos que intervêm na sua formação. Até agora, os hematologistas do Hospital de Braga estavam integrados no Serviço de Oncologia. Contudo, a premência em dar resposta às necessidades crescentes da população, motivou a contratação de mais médicos, permitindo, assim, aumentar também o portefólio de serviços a oferecer aos utentes.
Herlander Marques, especialista em Oncologia, dedicado à Hematologia há largos anos, no Hospital de Braga, e investigador no Centro Clínico Académico de Braga (2CA-Braga), esclarece que a maior parte das doenças de hematologia são do foro oncológico, mas que se assiste a uma evolução e a um aumento de volume de doentes não oncológicos.
Considerando de grande importância a criação do Serviço de Hematologia Clínica, João Porfírio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, destaca que a decisão se enquadra no compromisso do Hospital de Braga prestar cuidados de saúde de excelência, através de uma prática caraterizada pela qualidade, competência, rigor, eficiência e diferenciação.