Já arrancaram as obras de valorização do Monte de S. Pedro Fins. A primeira fase tem um prazo de 180 dias e prevê melhorar as ligações entre Caldelas, Caires e a Capela.
O Monte de S. Pedro Fins, em Amares, está finalmente a ser alvo de uma intervenção de valorização há muito reclamada. As obras arrancaram em meados de setembro e representam um investimento de 241 mil euros.
A primeira fase da empreitada pretende melhorar os acessos e as ligações a um dos espaços com maior potencial do concelho, estando prevista uma segunda intervenção durante o próximo ano.
Primeira fase demora 180 dias
A intervenção atualmente em curso inclui as ligações entre os acessos a Caldelas, a Caires e à Capela.
O prazo previsto para a execução desta primeira fase é de 180 dias, estando os trabalhos já em andamento desde meados de setembro.
Segunda fase prevista para 2027
A Câmara Municipal de Amares pretende avançar com uma nova fase da valorização do Monte de S. Pedro Fins durante o próximo ano.
O objetivo, segundo o presidente da autarquia, Emanuel Magalhães, é que o espaço possa chegar ao final do atual mandato com uma intervenção de valorização concretizada, respondendo a uma reivindicação que, segundo o município, se prolonga “há décadas”.
“Um compromisso” assumido pela autarquia
Emanuel Magalhães considera o início das obras o cumprimento de um compromisso assumido durante a candidatura à presidência da Câmara.
“Foi um compromisso que assumi e que agora se concretiza”, afirmou o autarca, citado pela autarquia.
A intervenção pretende tirar partido das potencialidades do Monte de S. Pedro Fins e melhorar as condições de acesso ao espaço.
Investimento dividido por várias fases
Os 241 mil euros correspondem à primeira fase da intervenção. A Câmara prevê continuar o projeto no próximo ano, dando sequência à estratégia de valorização do monte.
A autarquia pretende, desta forma, concretizar progressivamente uma intervenção que considera necessária para valorizar aquele espaço de Amares.

































