Mário Meireles junta-se à rede internacional de agentes de mudança para acelerar a adoção da bicicleta nas cidades.

Braga passa a ter um “Mayor” das bicicletas. Mário Meireles foi nomeado um Bicycle Mayor para acelerar a cidade e a aproximar do uso da bicicleta.

Mário Meireles junta-se a uma rede influente de líderes independentes das cidades que está ativa em todos os continentes. Todos trabalham para tornar as suas cidades centradas nas pessoas e adequadas aos desafios do futuro.

A tarefa do Mário Meireles enquanto Bicycle Mayor é continuar a trabalhar em todas as partes da comunidade para identificar problemas mais prementes e, em seguida, reunir as pessoas para trabalhar na implementação de soluções práticas.

Apaixonado por andar de bicicleta e criar uma cidade mais liveable, ele assume o papel voluntário a par do seu trabalho como engenheiro urbano nos TUB.

A rede de Bicycle Mayors foi estabelecida e é coordenada pela empresa social holandesa BYCS, que trabalha para criar e dimensionar novas soluções revolucionárias para quem anda de bicicleta.

A rede tem uma missão chamada “50by30”, que significa que querem que 50% de todas as viagens da cidade sejam efetuadas de bicicleta até 2030. Esta missão existe, porque a bicicleta não fornece apenas soluções de mobilidade limpa e ativa para as cidades, mas também melhora a saúde física e mental, o meio ambiente, constrói comunidades mais fortes e promove oportunidades económicas e sustentáveis.

Cada Bicycle Mayor da rede trabalha para essa missão, de acordo com as necessidades locais, mas com a experiência partilhada de outros Bicycle Mayors. Fazer parte da rede também eleva o perfil de cada pessoa, garantindo que ela seja mais eficaz no seu trabalho.