Entre 6 e 13 de março, milhares de condutores espanhóis foram multados em 200 euros, segundo informou a Direção Geral de Trânsito do país vizinho.

É como um movimento automático. Ou o condutor se apercebe que está a ser filmado ou visto por um agente da autoridade e vai com a mão ao cinto de segurança que não colocou anteriormente. 

Foi assim que mais de 5.000 condutores foram multados em Espanha só no espaço de uma semana (de 6 a 13 d emarço), segundo a Direção Geral de Trânsito (DGT) espanhola.

De acordo com o Código da Estrada espanhol, não colocar o cinto de segurança resulta numa coima de 200 euros e na perda de quatro pontos na licença de condução.

A Guardia Civil fiscalizaram 399.192 viaturas no período de tempo referido acima e efetuaram detetaram 5.405 infrações de condutores e passageiros pela não utilização do cinto de segurança.

Como se pode ver pelo vídeo acima, divulgado pela DGT, o condutor da carrinha Citroën Berlingo não levava cinto e assim que percebeu que estava a ser filmado apressou-se a tentar colocá-lo. Só que já foi tarde…

Dentro das 5.405 infrações, 316 eram de crianças que viajavam sem cinto de segurança. Nestes casos, a multa é aplicada ao condutor do veículo. “Nove em cada dez lesões graves ou fatais em crianças teriam sido evitadas se tivessem sido utilizados os cintos de segurança obrigatórios”, recorda a DGT espanhola.