Novos automóveis já vêm com uma pré-instalação do alcoolímetro bloqueador de ignição.

Desde o dia 6 de julho de 2022 que vigora na União Europeia a obrigatoriedade de os novos automóveis estarem equipados com um sistema que permite a instalação de um alcoolímetro bloqueador de ignição.

Nesse sentido, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) está a avaliar a aplicabilidade de um carro ficar bloqueado de circular, caso um condutor apresente uma taxa de álcool superior à permitida na lei portuguesa.

“Ouvimos a realidade de outros países e estamos a transpor para a realidade nacional: como poderia ser enquadrado no nosso ordenamento jurídico e no Código da Estrada”, revelou Rui Ribeiro, presidente da ASNR, em declarações ao Jornal de Notícias.

O presidente do organismo explica que este sistema, que qualquer carro comercializado a partir do dia 6 de julho de 2022 já deverá ter, “é muito parecido com o vulgar teste do balão”.

“A única diferença é que este instrumento está ligado à eletrónica do veículo e permite ou não colocá-lo em marcha”, acrescenta Rui Ribeiro. Este sistema dá pelo nome de “alcohol-lock” e segundo o presidente da Associação Nacional de Segurança Rodoviária é já muito popular na Europa.

Ainda em declarações ao Jornal de Notícias, António Avenoso, diretor-executivo do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, deixou claro que este não é um sistema para aplicar a todos os condutores. “Queremos que o instrumento seja usado por condutores reincidentes no crime ou pelos que foram apanhados pela primeira vez com uma elevada taxa de álcool”, afirmou.

De acordo com dados disponibilizados pela ASNR, de janeiro a julho do ano passado foram multados 18.054 condutores por condução sob efeito de álcool.