Braga estimula seniores para os bordados artísticos em iniciativa inovadora

Estão abertas as inscrições para a nova residência artística para seniores “A avó veio trabalhar – vem bordar com a avó” promovida pelo Município de Braga, com direcção artística da Fermenta Associação.

A residência é dirigida ao público sénior, tem lugar na Praça – Mercado Municipal de Braga entre os dias 17 e 23 de Abril e será dinamizada por um grupo de avós que ensinarão a aplicar as técnicas do bordado sobre a fotografia em papel com retractos antigos da cidade de Braga e dos que a habitam, provenientes do Acervo Fotográfico Municipal (Casa Pelicano, Arquivo Aliança). No final, os trabalhos resultarão numa instalação de arte pública a ser exposta na Praça – Mercado Municipal.

As oficinas são gratuitas e ocorrem no período da manhã às 10h00 e da tarde às 14h00, entre os dias 17 e 23 de Abril, tendo a duração de 180 minutos por sessão. As inscrições estão abertas a toda a comunidade sénior e podem ser efectuadas no seguinte formulário de inscrição:  https://forms.office.com/e/EjAsB39zad

Trata-se de uma iniciativa de aprendizagem, partilha e empowerment, que através da utilização dos lavores tradicionais e do design aumenta o poder de intervenção dos seniores na nossa sociedade, numa ligação intergeracional entre a experiência e saberes clássicos e os artistas através de projectos específicos para a troca de conhecimentos.

Refira-se que a actividade envolve a elaboração de bordados tradicionais, como tal, exige capacidade de motricidade fina por parte dos participantes.

Mais informações estão disponíveis através do email atlas.mediacaocultural@cm-braga.pt ou do contacto telefónico 253 203 152.

Esta actividade está integrada no «ATLAS – Programa de Mediação Cultural», promovido pelo Município de Braga, alinhado com a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030.

A programação completa do ATLAS está disponível através do link: https://bit.ly/43mLC9W