“No Futebol há Balizas, não há Barreiras!”, do Forjães Sport Club, ficou em primeiro lugar! 

Os prémios da iniciativa “Futebol para Todos” foram, esta quinta-feira, entregues, na Cidade do Futebol, a três projetos vencedores.

Promovido anualmente pela Federação Portuguesa de Futebol, este prémio conta com o apoio do programa UEFA “HatTrick FSR” e pretende envolver a sociedade civil em temas tão prementes como o combate à discriminação e a promoção da inclusão social através do futebol.

Na cerimónia que decorreu esta tarde, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, agradeceu a presença e empenho de todos os envolvidos na iniciativa como forma de trabalharem por um mundo mais inclusivo, com o futebol, em particular, a ser usado como meio para esse fim ser atingido. Para o líder federativo, é fulcral que sejamos todos agentes de inclusão, dentro e fora do mundo desportivo.

Em primeiro lugar na 5ª edição dos Prémios “Futebol para todos” ficou o “No Futebol há Balizas, não há Barreiras!”, do Forjães Sport Club, da Associação de Futebol de Braga. Este projeto procura a inclusão de jovens com espetro do autismo na prática de futebol adaptado, prova que o desporto está ao alcance de todos, recebeu um apoio no valor de 18 500 euros.

O segundo projeto a ser distinguido foi apresentado pelas Novas Olimpíadas Especiais, com o nome “United Football”, de Lisboa, no valor de 25 000 euros. As olímpiadas especiais têm o seu principal foco no treino para atletas com deficiência intelectual, durante todo o ano, em diversas modalidades olímpicas, em especial o futebol, dando, assim, oportunidade para que desenvolvam as suas aptidões físicas.

Por fim, a última iniciativa premiada foi da autoria do Futebol Clube Romariz, da Associação de Futebol do Porto, com o projeto “Play like a girl” que visa desenvolver, ainda mais, o “futebol para todos”, no futebol feminino. 

Esta iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente o objetivo número 10, que pretende a redução das desigualdades em termos de idade, género, deficiência, raça, etnia, origem, religião, estatuto económico ou outro no interior de um país.

O painel de jurados foi constituído por dois elementos da Federação Portuguesa de Futebol – o vice-presidente Humberto Coelho e a Diretora para o Futebol Feminino Mónica Jorge – e cinco elementos representativos de entidades externas: Mercedes Balsemão, administradora do Grupo Impresa e presidente da SIC Esperança, Manuel Gonçalves, vice-presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Catarina Furtado, Embaixadora da Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População e Presidente e Fundadora da Associação Corações Com Coroa, Edmundo Martinho, Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, e José Pena do Amaral, Consultor da Comissão de Responsabilidade Social do BPI. 

A 5ª edição do prémio ‘Futebol para Todos’ ficou marcada por um recorde de candidaturas, com 63 instituições a submeteram propostas, sendo que as três premiadas, esta quinta-feira, foram escolhidas dentro do lote das dez finalistas.