Braga vence Gil Vicente e coloca-se a seis pontos do líder Benfica

Golo solitário de Ricardo Horta na primeira parte deu o triunfo aos arsenalistas.

Com a quinta vitória nas últimas seis jornadas (mais um empate), o Sporting de Braga, que vinha de praticamente garantir a presença na final da Taça de Portugal após golear, na Madeira, o Nacional, por 5-0, na primeira mão das meias-finais, continua a perseguição ao segundo lugar, o FC Porto, que tem mais dois pontos, sendo que está a apenas seis do líder Benfica.

Já o Gil Vicente continua a série negativa, aumentando para cinco os jogos consecutivos sem ganhar (três derrotas e dois empates).

O equilíbrio marcou o início da partida, com lances de relativo perigo em ambas as balizas, mas a primeira grande ocasião pertenceu aos bracarenses: após incursão de Borja pela esquerda, a bola sobrou para Ruben Fernandes que cortou contra Abel Ruiz e só não foi golo porque o remate involuntário do espanhol foi ter diretamente contra Andrew (23).

Na resposta imediata, Murilo semeou o perigo na área bracarense, chegando a fintar Matheus, mas perdeu ângulo e o lance perdeu-se.

André Horta rematou de fora da área com muita força para defesa difícil de Andrew (29) e, no minuto seguinte, o irmão Ricardo inaugurou o marcador após assistência de Bruma e um grande trabalho do internacional português na área.

Foi a melhor fase da equipa da casa e, cinco minutos depois, Carraça, quase sobre a linha de baliza, impediu o segundo do Sporting de Braga a André Horta.

Pouco antes do intervalo, o Sporting de Braga podia ter feito o segundo por duas vezes, mas Andrew esteve em grande ao parar os remates de Bruma (43) e Ricardo Horta (44).

O Gil Vicente teve mais bola na segunda parte, mas só ‘acordou’ verdadeiramente no último quarto de hora, enquanto o Sporting de Braga quase desapareceu ofensivamente e um cabeceamento do recém-entrado Banza – grande defesa de Andrew – foi a exceção (63).

Os gilistas acreditaram ser possível chegar ao empate e Kevin deixou um aviso aos 77 minutos, mas o grande ‘susto’ para o Sporting de Braga surgiu aos 85 minutos, quando Fran Navarro introduziu a bola na baliza de Matheus, mas o lance foi invalidado após indicação do VAR por fora de jogo do avançado espanhol.

Declarações de Artur Jorge na conferência de imprensa após o triunfo do Sp. Braga, por 1-0, sobre o Gil Vicente na 28.ª jornada da Liga:

«Perspetivávamos e confirmámos que o jogo foi muito difícil, mas não esperava que a dificuldade fosse tanta. Nos primeiros 15 minutos da primeira parte não fomos iguais a nós próprios, depois assumimos o controlo do jogo, marcámos um golo e tivemos mais ocasiões para fazer mais. Faltou eficácia. Na segunda parte, o jogo ficou mais dividido e, por isso, ficámos mais perto da nossa baliza para segurar a vantagem e os três pontos, que era o objetivo principal de uma forma mais sofrida do que gostaria, mas quero também destacar o empenho e o compromisso dos jogadores.»

«O nosso título foi ganhar hoje ao Gil Vicente, somos exigentes connosco e a pressão que temos é-nos colocada por nós. Queremos fazer mais e melhor e acredito que somos capazes disso até ao fim do campeonato. Não me vou desviar do meu foco em função dos resultados dos adversários. Queremos ganhar ao Casa Pia na sexta-feira e queremos apenas fazer o nosso trabalho, se o fizermos bem e sairmos com a consciência de que demos o nosso melhor, vou ser um treinador satisfeito.»

[O público acredita em algo que o treinador não pode assumir] «Temos que ter controlo emocional sobre as expectativas, sabemos que o caminho é árduo e longo. São seis jogos e, como hoje, vão ser todos difíceis. Registo com grande agrado esta moldura humana, também noutros jogos, é sinal de que os adeptos estão satisfeitos com a prestação da equipa, também houve um cordão humano no caminho até ao estádio e tudo isso é energia e motivação para nós. Estamos no bom caminho.»

«Golo anulado ao Gil Vicente foi uma sensação completamente de alívio porque, ao minuto 87, punha-nos numa posição muito difícil de voltar à vantagem, mas os jogadores não mereciam porque fizeram um jogo de grande entrega e sacrifício.»

«O Niakaté saiu por fadiga, ele o Al Musrati estão a cumprir o Ramadão, voltam à normalidade na quinta-feira. Pela sobrecarga de jogos, o Al Musrati ainda mais pelos dois da seleção [da Líbia]. Houve algum decréscimo da sua capacidade física, o que potencia a falta de discernimento, colocámos o Paulo Oliveira que é sempre fiável.»

Declarações de Daniel Sousa, treinador do Gil Vicente, na conferência de imprensa após a derrota frente ao Sp. Braga, em jogo da 28.ª jornada da Liga:  

«Foi um jogo difícil, como antevíamos. Tive oportunidade de dizer ao Artur Jorge que o elogio que fiz na antevisão da partida não foi para adoçar o Sp. Braga, foi um elogio genuíno. Tivemos uma entrada muito boa no jogo. Os primeiros 20 minutos foram de posse, criando oportunidades, depois acusámos as condições meteorológicas. Estava muito abafado lá em baixo e não conseguimos pressionar como costumamos fazer. Na segunda parte entrámos um bocado erráticos, mas procurámos até ao fim. Não houve a produção ofensiva que habitualmente temos nos jogos, mas tivemos as nossas oportunidades. Já tivemos jogos assim em que tivemos de baixar um pouco e defender mais […] Em todos os jogos temos criado oportunidades claras de golo. Hoje tivemos dois golos anulados e uma oportunidade clara do Murilo.»

«Quanto à tabela, temos um objetivo para cumprir e precisamos que seja o mais breve possível.»

[Gabriel Pereira fez a estreia a titular] «Ele vem de uma realidade distinta, mas sabemos da qualidade da II Liga. Há naturalmente um processo de adaptação aos colegas de equipa, por isso não se estreou mais cedo. Houve ali algumas coisas de pormenor para corrigir, mas no geral gostei da sua prestação.»

Ficha de Jogo

Jogo no Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Gil Vicente, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Ricardo Horta, 30 minutos.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Victor Gómez, Tormena, Niakaté (Paulo Oliveira, 79), Borja, Al Musrati (Racic, 69), André Horta, Iuri Medeiros (Pizzi, 69), Bruma (Álvaro Djaló, 79), Ricardo Horta e Abel Ruiz (Banza, 59).

(Suplentes: Tiago Sá, Joe Mendes, Paulo Oliveira, Gorby, Racic, Pizzi, Rodrigo Gomes, Álvaro Djaló e Banza).

Treinador: Artur Jorge.

– Gil Vicente: Andrew, Carraça, Rúben Fernandes, Gabriel Pereira, Adrian Marín, Vítor Carvalho, Aburjania, Fujimoto (Pedro Tiba, 62), Marlon (Kevin, 75), Murilo (Bilel, 75) e Fran Navarro.

(Suplentes: Brian, Né, Henrique Gomes, Pedro Tiba, Miguel Monteiro, Bilel, Roan Wilson, Kevin, Boselli).

Treinador: Daniel Sousa

Árbitro: Rui Costa (Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Al Musrati (18), Matheus (88), Vítor Carvalho (90+6). Cartão amarelo para o treinador do Sporting de Braga, Artur Jorge (90+4).

Assistência: 18.197 espetadores.